/ Notícias / Fies – Comunicado
Fies – Comunicado
08.03.2013 | 16:25 | #institucional
Fies – Comunicado
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) historicamente vem participando do programa de Financiamento Estudantil (Fies), ofertado pelo Ministério da Educação (MEC). O benefício, regulamentado pelo Governo Federal, é opcional às Instituições de Ensino Superior que quiserem aderir a ele. Da mesma forma, é a própria universidade que estabelece o valor financeiro a ser disponibilizado, conforme sua estrutura institucional.

De acordo com os procedimentos estabelecidos pelo MEC para o acesso a estes recursos, por parte do aluno, o montante disponibilizado pela instituição de ensino fica disponível até seu esgotamento. Nem o Fies, nem a Universidade têm poder de gestão a respeito de qual aluno irá acessar o recurso, tampouco não tem poder de interferir na escolha conforme o curso ao qual o estudante pertence. O valor é assegurado pelos candidatos que o obtiverem conforme a ordem de manifestação no site do Fies.

O volume de recurso da UCPel para alunos que possuem benefício para realizar sua graduação – seja Fies, seja bolsa filantrópica – têm aumentado nos últimos anos. Em 2011, os benefícios somavam R$ 16,5 milhões. Em 2012, houve aumento na cedência, quando o volume elevou-se, ficando em R$ 19,7 milhões. Atualmente, a UCPel tem 48% de alunos com algum tipo de benefício, o que reforça ainda mais a identidade social e comunitária da instituição.

Em 2013, esse índice de incremento continuará crescendo, através dos programas sociais do governo. Igualmente os critérios de distribuição são universais, incluindo todos os alunos – novos e antigos - e todos os cursos. Cabe reiterar, ainda, que a universidade adota os programas sociais de acordo com a legislação que prevê a adoção das formas de financiamento de crédito estudantil, dentro da sua capacidade orçamentária e preservando a autonomia universitária.