O Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) recebeu ontem reconhecimento público de seu trabalho na busca pela excelência. O “Chico” foi agraciado com o Troféu Prata na edição 2008 do Prêmio Qualidade RS, concedido pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). A cerimônia de entrega foi no Centro de Exposições da Fiergs, em Porto Alegre, nesta terça-feira (01). Com o Prêmio Qualidade RS conquistado nesta categoria, o Hospital Universitário da Católica é o maior nível de qualidade reconhecido no município.
Uma delegação de 120 pessoas, entre colaboradores, diretores e amigos do HUSFP festejou a conquista do trabalho da qualidade. O HUSFP foi uma das 16 instituições do estado a receber o Troféu Prata. No Rio Grande do Sul apenas dois hospitais em Porto Alegre possuem o Troféu Ouro, e agora o São Francisco e o Hospital Pompéia, de Caxias do Sul, são as duas únicas instituições de saúde com a Prata.
Para o reitor da UCPel, Alencar Mello Proença, o prêmio é recebido com muita honra, especialmente pelo motivo de que o hospital é universitário. “O São Francisco leva qualidade não só ao ensino, mas aos pacientes do Sistema Único de Saúde. Por isso estamos felizes hoje, quando o hospital recebe o reconhecimento público de um programa legitimado no Rio Grande do Sul e no país inteiro”, disse.
Para o reitor, a qualidade atestada pelo prêmio se estende, automaticamente, aos cursos da UCPel que tem atuação no HUSFP. Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Ciências Biológicas, Ecologia, Administração e Serviço Social são articulados dentro do hospital, que é o maior laboratório de ensino da Católica. “Os cursos que atuam diretamente no hospital são ‘impregnados’ dessa qualidade”, salientou.
A coordenadora do Comitê de Qualidade do Hospital, Luciana Nunes Soares, destacou na oportunidade o comprometimento de todos os colaboradores e das cerca de 35 pessoas membros do Comitê, diretamente envolvidos com a excelência. “Foi uma emoção. É o reconhecimento de um trabalho de gestão como um todo”, disse. Segundo ela, o Comitê é responsável por propor idéias e implementar práticas em busca de melhorias, com o apoio de todos os colaboradores da instituição.
O vice-reitor da UCPel, médico José Carlos Bachettini Júnior, também destacou a importância das pessoas no resultado final do trabalho. “Os melhores equipamentos e estrutura física não têm valor sem as pessoas. Estamos sempre na busca do menor erro, da maior humanização. E essa qualidade que temos volta para a comunidade”, salientou.
Em seu pronunciamento, o diretor-presidente do Conselho Diretor do PGQP, Joal Teitelbaum, falou que o reconhecimento do Prêmio Qualidade RS pode ser comparado a um mérito olímpico. “Todos aqui são atores da Olimpíada da Qualidade. Estamos ajudando a construir o futuro. A qualidade é o melhor farol para iluminar o futuro, e vocês são essa luz”, afirmou.
Qualidade a serviço da populaçãoO São Francisco de Paula presta serviços em saúde principalmente para clientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem uma área construída de 11,5 mil metros quadrados, com 223 leitos, dos quais 174 são destinados ao SUS e os demais a convênios e particulares. No ano de 2007 teve um total de 9,6 mil internações, das quais 7,8 mil foram de clientes do SUS. Conta com 887 profissionais, sendo 681 colaboradores, 48 autônomos, 26 terceirizados, 31 residentes e 24 estagiários.
O hospital também realiza assistência ambulatorial por meio de três Unidades Básicas de Saúde, onde atendeu 74 mil clientes no ano passado. No seu Ambulatório Geral, atendeu 83,3 mil clientes em uma estrutura de 51 consultórios com 35 diferentes especialidades. Já no atendimento de urgência, que atua nas áreas de clínica médica, pediátrica, obstétrica e ginecológica, foram atendidas 57,6 mil pessoas, todas pelo SUS. “É uma grata satisfação receber esse prêmio, que significa o compromisso com os colaboradores e a comunidade de Pelotas e Zona Sul”, disse o diretor de assistência do HUSFP, médico Sílvio Luis Reis.
Como funcionaO Prêmio Qualidade RS foi criado pelo PGQP em 1996 para incentivar as organizações gaúchas que se destacam em relação à melhoria da gestão pela qualidade. É um instrumento de reconhecimento às organizações que demonstram, em avaliações especializadas, um modelo de gestão em sintonia com os critérios do Sistema de Avaliação adotado pelo PGQP.
Engana-se quem imagina que o Troféu Prata do Prêmio Qualidade RS concedido ao HUSFP é um daqueles sistemas em que a empresa paga para ter seu nome na lista das agraciadas. O caminho para se obter o aval do PGQP é longo, complexo e demanda esforço e envolvimento de todos os colaboradores.
A conquista se dá por graus. No nível 1, existe a Medalha Bronze, conquistada pelo HUSFP em 2006. No nível 2, estão os troféus Bronze (obtido em 2007), Prata (em 2008) e também o Ouro. No nível 3 há o Troféu Diamante, prêmio máximo concedido.

Reitor Alencar Proença recebeu o Troféu

Diretor Elói Tramontin (E), diretor Sílvio Reis, vice-reitor José Bachettini Júnior e reitor Alencar Proença (D)

Colaboradores do HUSFP comemoraram a conquista