/ Notícias / Ferramenta para qualificar decisões de crédito é tema de pesquisa
Ferramenta para qualificar decisões de crédito é tema de pesquisa
24.09.2014 | 09:18 | #administracao
Ferramenta para qualificar decisões de crédito é tema de pesquisa
O coordenador do curso de Administração da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professor Sérgio Decker, teve um artigo publicado recentemente na Revista Produção Online da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O trabalho, intitulado Análise de crédito utilizando mapas cognitivos como instrumento de apoio ao processo decisório em uma empresa de factoring, aborda um estudo de caso de uma empresa de factoring na cidade de Pelotas.

O factoring faz parte do Direito Mercantil e tem por objetivo a prestação de serviços, fornecendo recursos para médias e pequenas empresas, através de contratos entre ambas, em que aparece como empresa cedente aquela que empresta, e como empresa cessionária aquela que solicita os recursos.

A pesquisa teve como principal objetivo desenvolver um instrumento de apoio à decisão para a concessão de crédito, visando auxiliar o analista de crédito a escolher quais critérios é preciso avaliar na hora de dar o crédito ao cliente.

Durante o estudo, foi elaborado, de forma construtiva com o decisor, o Mapa Cognitivo do processo de análise de crédito. Através do Mapa Cognitivo apresentado e validado, o decisor passa a contar com uma importante ferramenta para qualificar as suas decisões.

Segundo Decker, a ferramenta pode ser aplicada em qualquer empresa de factoring para auxiliar na tomada de decisão. “A publicação do estudo na revista científica é importante, pois a análise de processos é trabalhada não só na Administração, mas também na Engenharia de Produção. É um trabalho interdisciplinar”, comenta.
A produção foi realizada em conjunto com o professor Mario Conill Gomes, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Publicação
A Revista Produção Online é uma publicação eletrônica editada no departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (EPS/UFSC), e tem por missão disseminar e divulgar o conhecimento, ampliando e promovendo o debate acerca de assuntos de interesse da comunidade científica e da sociedade brasileira.

Criada em 2001, a Revista Produção Online foi a primeira publicação científica eletrônica brasileira da área, voltada a professores, estudantes e profissionais que atuam tanto em Engenharia de Produção, quanto nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia.