Já são dois núcleos na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que se beneficiam do consumo consciente através da compra de produtos comercializados pela feira virtual da Rede Bem da Terra. A intenção do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic/UCPel) é aumentar esse número na Católica (cada núcleo é formado por até 20 pessoas que podem ser funcionários, professores e alunos).
Os ganhos de aderir à proposta da Rede vão muito além da alimentação saudável. O auxílio para o fortalecimento e a sistematização do pequeno produtor – que conhece previamente o volume da venda e os produtos com maior potencial de comercialização -; respeito ao meio ambiente e ao consumo solidário - consumidores que rejeitam orientar suas compras apenas em função das relações de quantidade, qualidade, preço e publicidade são alguns dos benefícios.
De acordo com a técnica do Nesic, Solaine Gotardo, 174 consumidores divididos entre 15 núcleos (originados de universidades, escolas, sindicatos, organizações de sociedade civil, entre outros) já foram responsáveis por adquirir cerca de R$ 14 mil em produtos nos dois primeiros meses de 2015. “No comércio justo e solidário é possível se envolver nos três momentos da economia: na produção, na distribuição e no consumo, o que gera clareza sobre todas as etapas do processo”, comenta.
Participação
Para participar, colaboradores da UCPel podem se cadastrar através do
site da Rede Bem da Terra já aderindo a um dos núcleos existentes ou ainda apresentar proposta de criar um novo núcleo (entre dez e 20 pessoas). Solaine salienta que os integrantes dos núcleos precisam participar do processo de divisão das tarefas. “Para os produtos serem comercializados com preços mais acessíveis, os integrantes dos núcleos precisam participar, em alguns sábados durante o ano, da separação dos produtos comprados pelo seu núcleo”, explica.
Por mês, cada cadastro deve efetuar uma compra mínima de R$ 60. Produtos como artesanato, hortifrutigranjeiros orgânicos, pães e massas, laticínios, sucos, alimentos processados (café, açúcar, erva-mate etc), peixes, plantas ornamentais, roupas e acessórios, entre outros.
Os pedidos podem ser feitos de segunda à quinta-feira de cada semana. A separação das compras ocorre aos sábados pela manhã e a entrega ocorre das 14h às 19h na sede da Associação Bem da Terra. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail redebemdaterra@gmail.com ou ainda pelo telefone (53) 2128.8015.