Mais uma edição da Feira Mensal “Bem da Terra, Comércio Justo e Solidário” foi realizada nesta terça-feira (12). A atividade ocorre uma vez por mês, em frente ao Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
A preocupação em ter uma alimentação saudável e conhecer a procedência do que se vai consumir atrai dezenas de pessoas que buscam a garantia de levar para casa produtos de qualidade, comercializados diretamente do produtor, como leite, pães, queijos e sucos orgânicos, além de verduras e legumes sem agrotóxico. A Feira ainda oferece produtos de artesanato, vestuário e jardinagem. Cerca de vinte expositores participam das atividades.
Conforme um dos coordenadores da Associação Bem da Terra, promotora do evento, Adão José Vaz de Oliveira, o número de expositores tem aumentado a cada mês e isso se deve ao sucesso da Feira. Os proprietários do Sítio Saracura, de Morro Redondo, são exemplos do interesse em participar das próximas edições. “Queremos divulgar nosso sítio e o que fazemos lá”, disse Marília Heineck. “Trabalhamos com recursos renováveis e energias livres”, completou Ricardo Petry, que aplica técnicas de cuidado com a terra e com as pessoas, incluindo estratégias de habitação ecológica, saneamento responsável, energia renovável, segurança alimentar e cuidado com a água. Um dos diferenciais que o casal pretende levar para o consumidor da Feira são as geléias orgânicas. “Temos a preocupação de repensar a responsabilidade do ser humano e os recursos naturais“, explicou Petry.
Motivar a cultura local também faz parte das atividades. Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Escola) que integram o Grupo Musical Felizarte tornaram a tarde agradável e diferente ao fazer sua apresentação.
A Feira Mensal “Bem da Terra, Comércio Justo e Solidário” tem início sempre a partir das 9h e se estende até as 19h30min. A próxima está agendada para o dia 10 de maio. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail bemdaterracjs@gmail.com.