A calçada da rua Gonçalves Chaves, em frente à Universidade Católica de Pelotas (UCPel), ficou badaladíssima ontem (13) à noite. Como encerramento do UCPel Fashion Day, organizado pelo curso de Tecnologia em Design de Moda, um desfile das criações mais recentes dos alunos foi levado à rua para apreciação de quem passava pelo local. A música ao vivo, a cargo do curso de Produção Fonográfica, embalou os “fashionistas” e curiosos que prestigiaram o evento. Cada coleção que pisou na passarela em frente à UCPel teve inspiração em um tema diferente, como customização e tango.
30
looks totalmente produzidos pelos estudantes ganharam a passarela do desfile, organizado por 15 alunos e que contou com a participação especial do produtor de moda André Guerra. “A idéia é justamente sair do lado acadêmico, para que todo mundo enxergue as criações do curso. As pessoas que estão passando aqui na rua são o nosso mercado”, sintetizou a coordenadora do curso, professora Lígia Osório.
Lígia destacou que três propostas foram apresentadas. O “Moda na Rua” traz criações livres que serão comercializadas pelos próprios estudantes. A idéia do “Moda no Supermercado” foi concebida para a coleção da Via Brasil, que será vendida no Macro Atacado Treichel. Uma terceira idéia diz respeito à
looks do segmento da malharia, a ser desenvolvido no Instituto de Menores Dom Antônio Zattera, e especialmente inspirada no maquinário que a instituição possui.
Da idéia à platéia
Uma oportunidade única de mostrar o que se aprendeu em aula e o que se criou na mente. Na opinião da aluna do 4º semestre de Moda, Bruna Brodbeck, assim se define o Fashion Day. “Pudemos mostrar tanto a pesquisa de Moda que elaboramos quanto o que temos dentro da gente, pois cada estilista tem seu jeito de ser. Mostramos aos outros a nossa cara e a nossa forma de ver a Moda”, disse.
Música para desfilar e embalarO clima do desfile foi dado pelos alunos do curso de Produção Fonográfica. Uma apresentação ao vivo animou a abertura do evento. Entre os intervalos e durante o desfile, os DJs da turma deram o tom. De acordo com Sócrates Coelho, aluno do 2º semestre, cada música do desfile foi preparada para refletir o visual do
look que entrou na passarela. “Acho o máximo essa interação entre os cursos. Conseguimos unir moda e música em um só evento”, salientou.

Calçada em frente à UCPel virou passarela

Criações dos alunos foram apresentadas