Farmácia da UCPel lança projeto anti-alcoolismo
21.12.2007 | 00:00
Foi lançado no início de dezembro, o projeto de prevenção e combate ao alcoolismo organizado pela Escola de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas (EFar/UCPel). A iniciativa conta com o apoio da Associação Comercial de Pelotas (ACP) e tem como principal objetivo alertar sobre o problema que afeta desde a estrutura familiar até a vida profissional dos dependentes.
O projeto é liderado pela diretora da EFar, professora Iraci Pacholski, e nasceu da avaliação de dados sobre o alcoolismo. Um dos levantamentos feitos pela Escola mostra, por exemplo, que num período de aproximadamente quatro anos o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou mais de R$ 36 milhões com tratamentos extra-hospitalares de dependentes de álcool e outras drogas. No mesmo espaço de tempo, mais R$ 4 milhões foram aplicados em procedimentos hospitalares em internações também desta natureza.
Na busca por amenizar estes e outros dados alarmantes sobre o alcoolismo, principalmente no âmbito profissional, a EFar organizará, a partir de março de 2008, uma série de atividades educativas entre os associados da ACP. Campanhas para o período de festas de fim de ano e Carnaval também estão programadas.