/ Notícias / Extensão da Odonto atua em parceria com a prefeitura
Extensão da Odonto atua em parceria com a prefeitura
18.11.2022 | 15:03 | #odontologia
Extensão da Odonto atua em parceria com a prefeitura Giane e Lucas realizaram juntos a atividade com os pequenos (Foto: Leandro Lopes)

O Projeto Educação, Motivação e Valorização da Saúde Bucal (Emova) da Católica de Pelotas (UCPel), em parceria com o Programa Sorrindo na Escola, da prefeitura de Pelotas, realizou atividades na Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes. Na ação, crianças do pré ao terceiro ano do Ensino Fundamental receberam diversas informações de cuidados com a saúde bucal.

Beatriz Bidigaray, coordenadora do Emova, vê a atuação na comunidade como uma oportunidade ímpar para os extensionistas. "Com isso eles conseguem ver toda a questão do mundo do trabalho, uma experiência única onde eles aplicam tudo que é visto em sala de aula. E a comunidade é muito beneficiada com isso. A meta é levar qualidade de vida para as pessoas", comemora.

Para o acadêmico da UCPel, Lucas Cardozo, o fato de atuar nas escolas, com crianças, é um diferencial enorme. "É um projeto muito importante, promovendo que as crianças consigam ter esse cuidado, que consigam realizar a escovação de
maneira adequada, e isso acaba sendo muito importante na nossa formação profissional", conta.

O Emova é um projeto independente que faz seus atendimentos em diversas áreas do Grupo Apac, como o Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ) e o Centro da Criança São Luiz Gonzaga. Durante dois dias na semana, a atuação acontece junto à equipe da prefeitura.

Confira o vídeo sobre a parceria

Parceria de sucesso

A parceria com o Poder Público ocorre em visitas a escolas municipais, por intermédio do Emova e do programa da Secretária de Saúde (SMS). Nestas visitas, os alunos ganham escovas de dente e assistem a uma demonstração de como
deve ser feita a escovação, conforme conta a dentista da prefeitura, Giane Farina, do projeto Sorrindo na Escola. "A participação dos acadêmicos da Católica deram uma maior empolgação no nosso programa. Os estudantes vêm com outro ânimo, então isso impulsionou as atividades", comenta.

Quem também aprovou a ação na Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes foi o aluno Jonathan Torres, do 3º ano do Fundamental. "O que eu gostei mais foi a parte de escovar a língua. Foi tudo muito legal e divertido", completa.

Redação: Bruno Bohm
Vídeo: Leandro Lopes