/ Notícias / Expressão internacional e envolvimento em políticas sociais são características do novo Doutorado
Expressão internacional e envolvimento em políticas sociais são características do novo Doutorado
Expressão internacional e envolvimento em políticas sociais são características do novo Doutorado
Aprovado em dezembro de 2013, o Doutorado em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) terá sua primeira turma. As inscrições para o curso - único no Estado que permite a qualificação de profissionais e pesquisadores com vistas à formulação, implementação, execução e avaliação de políticas sociais - já estão abertas.

Com as linhas de pesquisa Estado, Direitos Sociais e Política Social e Cidadania, Proteção Social e Acesso à Justiça, o Doutorado consolida a área que já é tradicional na formação de mestres. 

O enfoque especial do Doutorado é a questão dos territórios de fronteira, para produção de conhecimento dirigido à implantação de políticas sociais que dêem conta de garantir direitos para além dos limites formais dos tratados internacionais, em busca da igualdade derivada de processos emancipatórios.

A existência de um corpo docente qualificado, a inserção na região Sul e crescente articulação com países do Mercosul na realização de pesquisas - em especial nas áreas de política de saúde, assistência social e economia solidária - são destaques. Eventos internacionais e publicação de coletâneas também agregam distinção ao novo curso.

De acordo com a coordenadora do Doutorado, professora Vini Rabassa da Silva, o curso responde a uma necessidade da região. "O crescimento econômico, obtido nos últimos anos, simultaneamente enseja a ampliação de empregos e produz um fluxo migratório que demanda ações sociais mais resolutivas, capazes de enfrentar as diversas refrações da questão social, que impactam significativamente no cotidiano da população e complexificam a gestão pública", afirma. 

A proposta do Doutorado inclui preparar pesquisadores e professores para a docência superior, estimulando a perspectiva interdisciplinar e a consolidação de redes de pesquisa no Sul do Brasil e demais países do Mercosul.

Inscrições
O processo seletivo para o Doutorado, que oferecerá dez vagas, inclui análise do currículo Lattes e do projeto de pesquisa, entrevista e defesa do projeto.

As inscrições vão até o dia 14 de fevereiro e podem ser feitas neste site. No mesmo endereço está disponível o edital com mais detalhes sobre o processo de seleção e a natureza do curso.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?