/ Notícias / Ex-docente da Psicologia faz doação de livros
Ex-docente da Psicologia faz doação de livros
01.10.2021 | 11:34 | #psicologia
Ex-docente da Psicologia faz doação de livros

A ex-docente do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Algaides de Marco Rodrigues, doou à instituição três exemplares do livro “Construindo o Envelhecimento”. A obra, de autoria da professora, está disponível no acervo da Biblioteca da Católica.

Doar a obra à Católica, destaca a professora Algaides Rodrigues, faz parte de um vínculo criado com a universidade, onde cursou Psicologia e depois foi docente por 24 anos. O livro, em sua 4ª edição,  trata do envelhecimento, a partir das histórias de vida de seis pessoas idosas. Os entrevistados relatam à autora as várias alterações que marcam o processo do envelhecimento.“Construindo o Envelhecimento” também analisa a relação entre jovens e velhos.

Para a professora, essa convivência entre as diferentes idades pode facilitar a construção de uma vivência mais satisfatória da velhice e o enriquecimento de aprendizados para todos. “A importância de reconstruir a visão que se tem do envelhecimento é relevante ao considerarmos que a longevidade é uma conquista valiosa. A Organização Mundial da Saúde relata que o envelhecimento da população representa, ao longo do último século, uma conquista e um desafio para a atualidade”, explica a ex-professora da UCPel, doutora em Educação, hoje docente do Centro Universitário Metodista -IPA.

Redação: Alessandra Senna