/ Notícias / Evento sobre Sensibilização para a Prematuridade ocorre no HUSFP
Evento sobre Sensibilização para a Prematuridade ocorre no HUSFP
17.11.2015 | 14:46 | #husfp
Evento sobre Sensibilização para a Prematuridade ocorre no HUSFP
Comemorado todo dia 17 de novembro, o Dia Mundial da Prematuridade foi criado em 2012 para chamar a atenção para um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. Pela data, o Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/HUSFP) promove nesta terça-feira (17), às 11h, um bate-papo com pais de bebês prematuros internados na UTI Neonatal e semi-intensiva. Evento é resultado de uma parceria entre a UTI Neonatal do HUSFP e o Instituto Abrace.

No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia ou a seis prematuros a cada dez minutos. Mais de 12% dos nascimentos no país ocorrem antes da gestação completar 37 semanas, o dobro do índice de países europeus. Os problemas da prematuridade vão além do baixo peso. Um prematuro precisa de cuidados especiais em UTI, o que aumenta em três vezes o risco de morte e sequelas futuras para sua vida adulta.

Por isso, o Instituto Abrace, ONG criada em 2006 para dar apoio a famílias cujos filhos estão em tratamento intensivo (UTI e home care) apoia, no Brasil, uma campanha internacional para divulgar o assunto. A proposta é convidar mães para compartilharem suas experiências e mostrar que a prematuridade é uma questão de saúde pública e os cuidados vão além do ganho de peso. 

Em Pelotas, o Instituto Abrace estará representado pela jornalista Gabriela Mazza, integrante da ONG, que estará conversando com os pais de bebês internados na UTI Neonatal e semi-intensiva do HUSFP. O objetivo do encontro é trocar experiências e apresentar aos pais o trabalho desenvolvido pelo Abrace, que nasceu a partir de experiências vividas por três mães e a constatação da necessidade de se ter informações sobre os prematuros. “Nossa intenção é ajudar as pessoas que se encontram nessa delicada e preocupante situação, mostrando que não estão sós e levando informações sobre o tema”, resume Gabriela. A médica Márcia Anderson, do HUSFP, alerta para a importância deste evento e do tema que será apresentado como forma de apoio aos pais de filhos prematuros. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?