A relação entre filosofia, educação e política social e sua importância para uma sociedade em transformação estão desmembradas em textos no livro “Diálogo Crítico-educativo II”, produzido pela Editora da Universidade Católica de Pelotas (Educat/UCPel). A publicação traz os resultados do 3º Seminário Internacional Pensamento Crítico, ocorrido em 2007, com a participação de pesquisadores do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.
Reunindo, ao todo, 13 textos, o livro conta com a representação do Programa de Pós-Graduação em Política Social da UCPel, por intermédio dos professores doutores Jovino Pizzi e Vini Rabassa da Silva. É deles a autoria dos textos “Filosofia, ciências sociais críticas e práticas educativas” e “Política social no Brasil: um ensaio crítico sobre a seguridade social no século XXI”, respectivamente.
Próximo encontro
O livro já está à venda na Livraria Educat (rua Gonçalves Chaves, 373), mas será oficialmente lançado durante a quarta edição do Seminário Internacional Pensamento Crítico: Utilitarismo e Responsabilidade, no dia 1º de outubro. O encontro é uma promoção dos Programas de Pós-Graduação em Política Social da UCPel, de Educação, Filosofia e Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e de Geografia da Universidade Federal de Rio Grande (Furg).
De acordo com o professor Jovino Pizzi, um dos principais méritos do evento é sua capacidade de refletir o avanço da pesquisa e da consolidação das relações interinstitucionais na Zona Sul do estado. “O fato de congregar vários pesquisadores nesse congresso mostra que Pelotas e região já são um polo de cursos de pós-graduação, publicações e pesquisas, principalmente na área de Ciências Humanas, que são reproduzidos em todo o Brasil e até na América Latina”, disse.