/ Notícias / Evento na UCPel discute importância da Filosofia na Educação Básica
Evento na UCPel discute importância da Filosofia na Educação Básica
09.12.2019 | 16:38 | #filosofia
Evento na UCPel discute importância da Filosofia na Educação Básica

Com o objetivo de evidenciar a importância do ensino da filosofia, ocorre na próxima sexta-feira (13) o evento “Para quê, afinal, Filosofia?”. Organizado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a atividade será realizada a partir das 8h30, na sala 410C do Campus I.

De acordo com a professora do curso de Filosofia da UCPel, Adriane Möbbs, a intenção é reforçar a necessidade do ensino da filosofia na educação básica e a compreensão da área como uma introdução ao ensino das demais áreas do conhecimento. A docente complementa que a Filosofia se destaca por sua transversalidade e como ferramenta para o desenvolvimento das habilidades e competências gerais preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A palestra principal será ministrada pelo professor da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP/PR), Fausto dos Santos Amaral Filho. Abordando o tema que intitula o evento, Fausto trará as perspectivas da relevância da filosofia para os estudantes e a marginalização e a exclusão que está sofrendo a Educação Básica. Na oportunidade também será feito o lançamento do último livro de Fausto.

Durante a atividade também será apresentado ao público o curso de formação continuada da Filosofia da UCPel. Voltado a professores de ensinos fundamental e médio, o evento tem o propósito de capacitar seus participantes e desenvolver novas formas de transmissão de conhecimento em filosofia.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local do evento.

Confira a programação do evento:

Sexta-feira, 13 de dezembro

8h30 – Credenciamento

9h – Palestra - A Filosofia pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas na educação básica? com Juliano Santos do Carmo (UFPel)

9h40 – Debate

10h – Lançamento do curso de formação continuada Como desenvolver as habilidades cognitivas a partir da Filosofia com Adriane Möbbs(UCPel) e Paulo Gubert (UCPel)

10h20 – Palestra - Mas, afinal, para quê então Filosofia? Com Fausto dos Santos Amaral Filho (UTP/PR)

11h – Debate

11h30 – Lançamento do livro e sessão de autógrafos: Mas, afinal, para quê, então, Filosofia? De autoria do Prof. Dr. Fausto dos Santos Amaral Filho.

Redação: Lia Xavier