Representantes de Pelotas e de municípios vizinhos participam de evento on-line sobre políticas sociais e os atuais obstáculos à efetivação de direitos sociais e humanos. De 29 a 30 de setembro, o III Colóquio sobre Políticas Sociais: Práticas, saberes e estratégias emancipatórias da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) analisará a atual conjuntura da sociedade com a intenção de fortalecer a ideia da construção de uma sociedade mais justa.
Durante a realização dos dois dias do encontro serão tratados assuntos como políticas étnico- raciais, questão ambiental, assistência social, saúde, educação, entre outros. Quatro paineis, com representantes de diversos segmentos envolvidos diretamente com as políticas sociais, irão oportunizar a partir de uma visão global todos os impactos produzidos pela Covid-19.
De acordo com a professora da UCPel, Vini Rabassa da Silva, a pandemia atinge a todos os setores da vida humana, e de modo especial aqueles grupos e pessoas em situação de maior vulnerabilidade. “Queremos descobrir que desafios a microrregião precisa enfrentar na área social para que as políticas sociais consigam produzir efeitos efetivos, ampliando o acesso das pessoas aos direitos sociais e, assim, garantindo melhores condições de vida em uma perspectiva integral”, comenta.
Para definição dos temas tratados no III Colóquio, desde o começo do mês de agosto, 473 pessoas, divididas em 21 minicolóquios, analisaram as principais dificuldades enfrentadas por suas populações. Os encontros preparativos ocorrem de forma on-line no municípios de Pelotas, Capão do Leão, Rio Grande, Canguçu, São Lourenço e Jaguarão.
De acordo com a professora Vini, os encontros tiveram como foco políticas setoriais. “Em alguns municípios houve Colóquio sobre duas políticas, e em alguns, somente sobre uma política setorial. As mais debatidas foram a da saúde, da assistência social e para mulheres”, informa.
Das análises reunidas no grande evento, será elaborado um documento de caráter propositivo. O material será compartilhado com as organizações envolvidas no Colóquio, conselhos municipais de políticas sociais (tanto para os gestores como para os conselhos de direitos), e organizações populares como a CUFA, entre outras. “Está em estudo o envio, também, para os candidatos às eleições municipais, como um dos subsídios para a gestão de políticas sociais na esfera municipal”, informa Vini.
Para participação, é necessário realizar inscrições até às 24h desta segunda-feira(28) através do link. Um pouco antes do evento, os inscritos serão informados da forma de acesso ao III Colóquio. Caso de dificuldade, basta entrar em contato através do e-mail coloquiops@gmail.com.
O III Colóquio sobre Políticas Sociais: Práticas, saberes e estratégias emancipatórias é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel). Do evento, é esperado a realização de análise sobre o real alcance das políticas sociais, de seus obstáculos e de como elas podem ser mais eficazes.
“Queremos também fortalecer a luta de todas as pessoas que estão trabalhando neste amplo campo das políticas sociais, buscando efetivar direitos sociais e humanos, e com isso construir uma sociedade mais justa e igualitária”, destaca a docente da UCPel.
A programação completa pode ser acessada neste link.
Redação: Rita Wicth