/ Notícias / Evento do PPGPSDH analisa os desafios das políticas sociais na região sul
Evento do PPGPSDH analisa os desafios das políticas sociais na região sul
Evento do PPGPSDH analisa os desafios das políticas sociais na região sul

Representantes de Pelotas e de municípios vizinhos participam de evento on-line sobre políticas sociais e os atuais obstáculos à efetivação de direitos sociais e humanos. De 29 a 30 de setembro, o III Colóquio sobre Políticas Sociais: Práticas, saberes e estratégias emancipatórias da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) analisará a atual conjuntura da sociedade com a intenção de fortalecer a ideia da construção de uma sociedade mais justa. 

Durante a realização dos dois dias do encontro serão tratados assuntos como políticas étnico- raciais, questão ambiental, assistência social, saúde, educação, entre outros. Quatro paineis, com representantes de diversos segmentos envolvidos diretamente com as políticas sociais, irão oportunizar a partir de uma visão global todos os impactos produzidos pela Covid-19. 

De acordo com a  professora da UCPel, Vini Rabassa da Silva, a pandemia atinge a todos os setores da vida humana, e de modo especial aqueles grupos e pessoas em situação de maior vulnerabilidade. “Queremos descobrir que desafios a microrregião precisa enfrentar na área social para que as políticas sociais consigam produzir efeitos efetivos, ampliando o acesso das pessoas aos direitos sociais e, assim, garantindo melhores condições de vida em uma perspectiva integral”, comenta.   

Minicolóquios 


Para definição dos temas tratados no III Colóquio, desde o começo do mês de agosto, 473 pessoas, divididas em 21 minicolóquios, analisaram as principais dificuldades enfrentadas por suas populações. Os encontros preparativos ocorrem de forma on-line no municípios de Pelotas, Capão do Leão, Rio Grande, Canguçu, São Lourenço e Jaguarão.

De acordo com a professora Vini, os encontros tiveram como foco políticas setoriais. “Em alguns municípios houve Colóquio sobre duas políticas, e em alguns, somente sobre uma política setorial. As mais debatidas foram a da saúde, da assistência social e para mulheres”, informa.

Das análises reunidas no grande evento, será elaborado um documento de caráter propositivo. O material será compartilhado com as organizações envolvidas no Colóquio, conselhos municipais de políticas sociais (tanto para os gestores como para os conselhos de direitos), e organizações populares como a CUFA, entre outras. “Está em estudo o envio, também, para os candidatos às eleições municipais, como um dos subsídios para a gestão de políticas sociais na esfera municipal”, informa Vini.

 

Inscrições


Para participação, é necessário realizar inscrições até às 24h desta segunda-feira(28) através do link. Um pouco antes do evento, os inscritos serão informados da forma de acesso ao III Colóquio. Caso de dificuldade, basta entrar em contato através do e-mail coloquiops@gmail.com. 


Programação


O III Colóquio sobre Políticas Sociais: Práticas, saberes e estratégias emancipatórias é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel). Do evento, é esperado a realização de análise sobre o real alcance das políticas sociais, de seus obstáculos e de como elas podem ser mais eficazes. 

“Queremos também fortalecer a luta de todas as pessoas que estão trabalhando neste amplo campo das políticas sociais, buscando efetivar direitos sociais e humanos, e com isso construir uma sociedade mais justa e igualitária”, destaca a docente da UCPel.

A programação completa pode ser acessada neste link.


Redação: Rita Wicth 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?