/ Notícias / Evento de formação prepara docentes e gestores na UCPel
Evento de formação prepara docentes e gestores na UCPel
22.08.2016 | 17:43 | #institucional
Evento de formação prepara docentes e gestores na UCPel
Um grupo de professores e de funcionários da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participou, na noite de sexta-feira e na manhã de sábado, de mais uma etapa do Programa de Formação de Gestores e Docentes (Padoc), encabeçado pela Pró-Reitoria Acadêmica. O tema "Pessoa e dignidade humana na educação católica - desafios na gestão e na docência" foi abordado pelo professor de Psicologia da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), padre João Edênio Reis Valle.

A palestra foi dividida em dois eixos. No primeiro, denominado (Pós)Modernidade e Crise de Identidade, Valle mostrou a relação entre o conceito da modernidade em crise e a conexão com a crise de identidade que atinge pessoas e instituições. Na segunda parte da explanação, abordou a busca por um novo conjunto de hábitos e crenças para o ensino superior católico, à luz da ética evangélica contemporânea.

Para o conferencista, o tema central deste Padoc é particularmente árduo devido à situação em que se encontra hoje o mundo. Segundo ele, uma sociedade de riscos, como definem os sociólogos europeus Ulrich Beck e Anthony Giddens. "Quando a gente vê 11 milhões de desempregados, o desespero que é, o povo sofrendo, desesperançado, percebemos que a vida é cheia de riscos se não houver a caridade. Amar a Deus e ao próximo é um binômio aplicado também em uma universidade, qualquer que seja", pontuou.

Segundo o palestrante, o cenário de muita incerteza atinge, igualmente, as universidades brasileiras, que não conseguem mensurar como será o futuro. "Isso atinge as universidades católicas poderosamente, tanto ou mais por causa de uma visão que temos e gostaríamos de cultivar, que é a do Evangelho de Jesus", afirmou, ao destacar que ao mesmo tempo é preciso seguir em frente. "Os tempos caminham, mudam, e nós somos mudados por eles. A incerteza é um lugar onde pode nascer a esperança, mas a esperança realista, e não a fantasia religiosa, política e ideológica", indicou.

Balanço positivo

Apresentado pelo diretor do Instituto de Formação Humanística da UCPel, padre Flávio Martinez, Valle foi descrito como um poço de sabedoria e experiência. "Quanto mais a gente sabe dele, mais percebe o que nos falta", falou. Considerado um dos principais assessores da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) para assuntos relacionados à área de psicologia e terapia, Valle tem longa experiência como educador e como líder administrativo na PUCSP, onde foi ex-vice reitor para Assuntos Acadêmicos e ex-vice reitor Comunitário. Atualmente, atua como professor de Psicologia da Religião, do Programa de Pós-Graduação de Ciências da Religião, por ele fundado.

Para a pró-reitora Acadêmica, Patrícia Giusti, Valle contribuiu com sua trajetória e atividades, ao mesmo tempo que ajudou a jogar luz à discussão sobre uma nova UCPel. "É uma forma de continuar trazendo inspirações para o nosso dia a dia", disse. Conforme ela, além de contribuir para o aperfeiçoamento, a atividade teve como intenção promover a vivência e a transposição didática dos princípios epistemológicos, filosóficos, éticos e políticos da UCPel expressos no seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI).