/ Notícias / Evento Cenários recebe o escritor Mauricio Benvenutti em live
Evento Cenários recebe o escritor Mauricio Benvenutti em live
04.10.2021 | 16:03 | #institucional #edr #ciemsul
Evento Cenários recebe o escritor Mauricio Benvenutti em live

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) celebra 61 anos com nova edição do evento ‘Cenários, Expectativas & Oportunidades’. O escritor, empreendedor e CEO da StartSe, Mauricio Benvenutti, será o convidado da live marcada para o dia 7 de outubro, às 18h, com transmissão pelo Instagram do @ucpel. O tema do encontro será ‘A sua carreira pede mais’. 

Autor de vários livros, como Incansáveis e Audaz, Benvenutti lançou recentemente ‘Desobedeça: a sua carreira pede mais’. Bem ranqueada em várias listas, a obra questiona o modelo tradicional de construir carreiras. 

“O Mauricio tem escrito vários livros sobre esse tema. Especialmente, levando em consideração o atual momento do mercado de trabalho que exige novas habilidades dos profissionais”, diz o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR/UCPel), professor Ezequiel Megiato. 

Durante a live, mediada por Megiato, os participantes poderão enviar questionamentos via chat. Haverá também sorteio de livros durante o evento. Antecipando alguns dos assuntos que serão tratados, Benvenutti conversou com a Comunicação da UCPel sobre o futuro do mercado de trabalho e as novas carreiras. Confira abaixo: 

 

1 - Como o teu novo livro 'Desobedeça' pode ajudar estudantes a planejar o futuro profissional?

Apresenta uma estratégia atípica, uma metodologia não convencional aos padrões e ao tradicional, mas completamente adaptada à realidade atual de 2021, ao mundo em que a gente vive hoje. Então, esse é o principal entregável, digamos assim, o principal valor do livro. Ele vai confrontar muito a forma como você entende carreira, a forma como você estudou planejamento de carreira e vai apresentar uma abordagem muito diferente dessa ‘conhecida’ de todos, mas completamente adaptada a 2021.  


2 - Quais são as qualidades indispensáveis ao profissional do futuro?

Não acredito em qualidades indispensáveis. Se eu pegar hoje qualquer revista de negócios, uma reportagem que fale sobre habilidades e competências, vai ter lá uma lista de 20 habilidades que você enquanto profissional precisa dominar para se fazer relevante no mundo de hoje. Isso é impossível, o ser humano não consegue fazer 20 coisas excepcionalmente bem. Mas, ele é muito capaz de fazer poucas coisas excepcionalmente bem. Então, na minha visão, a gente precisa saber priorizar aquilo que faz bem e delegar aquilo em que somos péssimos. Umas das grandes virtudes das pessoas é justamente ter a humildade para reconhecer seus pontos fracos e ter a sabedoria para reconhecer quais são os seus pontos fortes, em que eu posso investir a minha energia, o meu esforço, o meu tempo. Na medida em que eu sou mais próximo de 10 em alguma coisa, eu posso começar a me tornar autoridade em algo e a conquistar um lugar especial na vida das pessoas, que vai me garantir lá na frente uma fatia da atenção delas. A atenção é um dos recursos mais difíceis de se conquistar em alguém. Todas as pessoas têm pontos fortes e pontos fracos, têm virtudes e limitações. O interessante é ter humildade para reconhecer aquilo que a gente não faz bem, e ter a virtude, consciência e inteligência para gastar energia, tempo e esforço para nos tornarmos melhores ainda naquilo que já somos bons. 


3 - Quais são as formas alternativas de se obter sucesso profissional?

Na minha visão, umas das principais formas de se obter sucesso profissional é a execução, é tentar, é colocar em prática. Por mais livros que você leia, por mais cursos que faça, por mais conhecimento que você adquira, tudo isso dentro da sua cabeça não tem valor. Algo só se transforma em valor e só tem a capacidade de impactar as pessoas quando você tira isso da sua cabeça e coloca na prática. Então, umas das principais maneiras de você construir, independente do que seja, uma carreira, um negócio, um projeto, uma das principais formas de se obter o sucesso profissional é mão na massa, como se diz: é voltar para a casa com a mão cheirando a peixe; é a execução.  É a validação, é a tentativa e erro. Na vida, muitas vezes, não é a pessoa mais inteligente que obtém o sucesso e sim a mais teimosa.   


4 - Tu viveu vários anos fora do país. Na tua opinião, quais seguem sendo os principais problemas do empreendedor brasileiro?

Acredito que o ‘gap’ do que a gente faz no Brasil e que o mundo faz está cada vez menor. A sociedade moderna diminuiu essas fronteiras, então a gente se aproxima cada vez mais das qualidades que são observadas em polos de inovação pelo mundo. Se eu tivesse que destacar um ponto do que ainda pode ser o problema do empreendedor brasileiro, é que nós enquanto sociedade temos uma capacidade extremamente criativa. Talvez, os brasileiros sejam um dos povos mais criativos do mundo, somos muito bons em solucionar problemas, mas temos uma carência ainda muito grande de transformar a solução de problemas em bons negócios. Somos bons em comprar por um e vender por dois, ou seja, para gerar uma oportunidade em relação a algo, mas a gente ainda é carente, muitas vezes, de transformar essa ideia em uma boa oportunidade de negócio. Essa visão empreendedora do Brasil, que é fantástica no que diz respeito à criatividade, a dar o seu jeito, tem problemas na hora de transformar tudo isso em bons negócios. Aí tem uma distância bastante grande em relação a outros países, talvez essa seja uma das principais carências que temos.  


5 - Como a desobediência pode ajudar na carreira?

As grandes oportunidades não nascem no senso comum de uma indústria. Elas nascem cada vez mais na borda, nos limites do senso comum. A única forma da gente conseguir navegar por essas fronteiras e transitar por essas bordas é nos permitir questionar mais, desobedecer a normalidade das coisas. É só a gente pegar as empresas que reinventaram indústrias inteiras e fazer um exercício: será que as pessoas que estão por trás desses negócios são indivíduos certinhos, que passaram a vida inteira obedecendo o que foi solicitado? Não podemos afirmar porque não conhecemos de fato a intimidade dessas pessoas, mas é plausível imaginar que não, que essas pessoas foram aquelas que questionaram, interrogaram, desafiaram o setor em que elas faziam parte. Então, desobedecer, questionar, interrogar é fundamental para você construir uma trajetória de sucesso, visto que a normalidade nunca mudou nem nunca vai mudar nada.  


Conheça Mauricio Benvenutti

Escritor, empreendedor, mentor, palestrante e Cidadão Emérito pelo seu município (Vacaria/RS), Mauricio foi sócio da XP Investimentos, hoje é sócio da StartSe e autor dos bestsellers INCANSÁVEIS e AUDAZ, e do recém lançado DESOBEDEÇA. Há 6 anos no Vale do Silício, tornou-se referência brasileira em inovação, sendo reconhecido no Congresso Nacional como Personalidade Brasileira de 2017. É também colunista do jornal O Estado de São Paulo e palestrante do TEDx.


Redação: Rita Wicth - MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?