/ Notícias / Estudo do Programa de Saúde e Comportamento ganha prêmio em conferência internacional
O aluno do nono semestre do curso de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e atual bolsista do programa Ciência sem Fronteiras, Matheus Valente, ganhou os prêmios de melhor pôster e pôster mais votado pela apresentação de um trabalho que envolve a avaliação de compostos naturais como coadjuvantes no tratamento dos transtornos de humor.

Intitulado Efeito antioxidante e neuroprotetor da curcumina em um modelo animal de mania induzido por cetamina, o estudo foi apresentado na conferência Estudantes em Saúde e Conferência de Pesquisa Médica 2014 (Students in Health and Medical Research Conference 2014), realizada no Instituto Médico Harry Perkins, na cidade de Perth, Austrália.

A proposta do trabalho surgiu a partir da tese Avaliação comportamental e neuroquímica de compostos naturais em modelos animais de transtornos do humor, defendida em fevereiro pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da UCPel, Marta Gazal. A tese propõe a investigação de mecanismos biológicos envolvidos nos transtornos do humor e de novos compostos capazes de atuar como coadjuvantes na terapia farmacológica.

No estudo apresentado por Matheus, foram realizados testes em roedores mimetizando o episódio do transtorno de humor bipolar, caracterizado por humor anormal e elevado, e irritável ou expansivo. Foi verificado neste modelo que a curcumina - composto biológico extraído da planta curcuma longa e reconhecido pelo seu potencial antioxidante e anti-inflamatório - é capaz de reverter alterações comportamentais induzidas nos animais. A curcumina também atua como um composto neuroprotetor revertendo o dano oxidativo - entendido como o aumento de danos nas células do organismo - gerado pelo excesso de espécies reativas de oxigênio e redução das defesas antioxidantes no cérebro dos animais.

O trabalho foi orientado pelas professoras Gabriele Ghisleni, do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da UCPel, e Manuella Kaster, do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Como explica Gabriele, estudos clínicos têm demonstrado atualmente que o processo inflamatório e o dano oxidativo podem estar envolvidos na fisiopatologia dos transtornos de humor. “Importante salientar ainda que a curcumina vem sendo utilizada com sucesso em estudos clínicos para o tratamento da depressão”, comenta.

O trabalho apresentado por Matheus também foi publicado este ano no Jornal Europeu de Farmacologia.

Experiência
Matheus está aproveitando as novas experiências que a Universidade do Oeste da Austrália está lhe proporcionando. Durante a apresentação de seu trabalho no evento, o acadêmico teve a oportunidade de estar em contato com um dos pesquisadores citados no trabalho, o professor Sean Hood.

Para o acadêmico, esse contato pode ser uma ótima oportunidade de criar vínculos entre as Universidades. “As experiências que o Ciência sem Fronteiras têm proporcionado são as melhores possíveis. Viver em outro país, conhecer uma cultura diferente e aprimorar uma segunda língua são, com certeza, um grande diferencial”, avalia.

Matheus também está fazendo parte de um projeto de pesquisa com dois professores da Universidade. Eles estão investigando genes e polimorfismos associados a vícios. O retorno do acadêmico ao Brasil está previsto para o início de 2015.