Pesquisa realizada na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu premiação de melhor apresentação oral no 2º Congresso Wainer para Terapias Cognitivas. Intitulado ‘Terapia Cognitivo-Comportamental para Depressão e seu Impacto Anti-inflamatório’, o estudo que permanece em andamento até junho de 2018 tenta identificar marcadores biológicos relacionados à melhora da depressão.
Coordenado pelo professor do curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC), Luciano Dias de Mattos Souza, o trabalho recebeu destaque por tentar identificar alterações no sistema anti-inflamatório do corpo humano relacionadas à melhora da depressão. “O estudo pode ajudar a prática clínica através de informações objetivas para a avaliação do diagnóstico do transtorno depressivo e para a identificação da melhora e consequente alta de processos terapêuticos”, explica o docente.
Participaram do estudo adultos com idades entre 18 e 60 anos. Durante 14 sessões de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), pessoas com diagnóstico de depressão foram acompanhadas através de instrumentos psicológicos para medir ansiedade e depressão. Também foi realizada a coleta de sangue para verificar alterações no sistema anti-inflamatório do corpo humano antes e depois do tratamento.
Até o momento, metade do material biológico foi analisado. De acordo com o coordenador do estudo, ainda não foi observada melhora na resposta anti-inflamatória dos pacientes. “Apesar disso, as pessoas tratadas com TCC apresentaram melhora dos seus sintomas depressivos. Outros ganhos como melhora dos sintomas biológicos e psicológicos são notados”, comenta.
Além do professor Luciano, são autores do trabalho Carolina David Wiener, Mariane Lopez Molina, Ricardo Azevedo da Silva, Karen Jansen e Jean Pierre Oses. O Congresso Wainer é um evento anual que conta com a participação de palestrantes internacionais e desperta grande interesse de psicólogos e estudantes de todo Brasil. A última edição do evento ocorreu entre os dias 24, 25 e 26 de agosto em Porto Alegre, e contou com mais mil participantes.
Redação: Rita Wicth – MTB 14101