/ Notícias / Estudo da UCPel aponta elevado índice de sedentarismo entre crianças de oito anos
Estudo da UCPel aponta elevado índice de sedentarismo entre crianças de oito anos
Estudo da UCPel aponta elevado índice de sedentarismo entre crianças de oito anos
Mais de 70% das crianças pelotenses de oito anos estão sedentárias. Um dos principais motivos detectados por pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel) aponta a associação do hábito de assistir TV por um período superior a duas horas diárias como um dos possíveis fatores determinantes. O estudo também alerta para outro ponto que vem contribuindo para aumentar os índices de obesidade dos pequenos: hábitos alimentares pouco saudáveis. 

A tese, apresentada ao PPGSC pela nutricionista Gisele Ferreira Dutra, contou com a orientação da professora Elaine Pinto Albernaz e utilizou dados da coorte de nascidos na cidade de Pelotas entre os meses de setembro de 2002 e maio de 2003. Ao todo, 616 crianças participaram do acompanhamento aos oito anos de idade. 

De acordo com a doutora, os dados obtidos no estudo ratificam as evidências científicas que apontam elevadas prevalências de sedentarismo e excesso de peso infantil, bem como o aumento do tempo de tela entre crianças. “60% das crianças pesquisadas assistem TV por um período superior a duas horas diárias”, comenta. Quanto mais tempo dedicado à televisão, menor foi o período destinado à atividade física e maiores as taxas de excesso de peso.   

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 60 minutos diários de atividades físicas para prevenir o sobrepeso e a obesidade de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos. “A maior parte da atividade física diária deve ser aeróbica, incluindo também as que fortalecem os músculos e ossos, pelo menos três vezes por semana”, complementa. 

Para medir a quantidade de atividade física praticada pelas crianças da amostra foi utilizado o questionário denominado Physical Activity Questionnaire for Children, que caracteriza o nível de atividade física nos sete dias anteriores a sua aplicação. O questionário é composto por nove perguntas com valores de um a cinco, que vão de muito sedentário a muito ativo. O escore final foi obtido através da média das questões.

A alimentação foi avaliada através de guia proposto pelo Ministério da Saúde Dez Passos para uma Alimentação Saudável. As orientações versam sobre o número de refeições diárias, consumo de água, porções de grupos de alimentos que devem ser priorizados e aqueles que devem ser evitados, dentre outras. Os resultados apontaram baixa prevalência de hábitos alimentares saudáveis na amostra. 

Obesidade infantil 
Conforme Gisele, os problemas associados à obesidade infantil podem abrir portas para o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). “O desajuste qualitativo da dieta manifesta-se tanto por deficiências de micronutrientes, como implica o desenvolvimento de excesso de peso, obesidade e DCNT associadas, como as coronarianas, o diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer, alterações verificadas em todas as faixas etárias, inclusive entre crianças e adolescentes”, pontua.   

Além disso, indivíduos obesos muitas vezes sofrem estigmatização social, não sendo diferente entre as crianças, as quais comumente são discriminadas pelo grupo. Esse fato pode gerar um impacto negativo para o resto da vida, como baixa autoestima, timidez e problemas de relacionamento. “Embora a infância possa ser um dos períodos mais favoráveis à prevenção da obesidade, nesta fase o manejo pode ser ainda mais complexo do que na vida adulta, pois está relacionado a modificações de costumes e disponibilidade dos pais, além do desconhecimento da criança quanto aos agravos dessa enfermidade”, diz. 

Estratégias para amenizar a problemática 
Os resultados apresentados pela tese de Gisele demonstram uma baixa adesão às recomendações feitas pelo Ministério da Saúde, bem como uma elevada prevalência de sedentarismo e de crianças que assistem à TV por um período excessivo, culminando em altas taxas de excesso de peso de crianças que compõe a amostra. “Tendo em vista os malefícios que estes resultados representam à saúde, torna-se evidente a importância de estratégias de estímulo à atividade física e à alimentação saudável desde a infância, bem como o incentivo a um estilo de vida mais ativo, os quais serão os pilares não somente para a manutenção do peso como também de uma vida saudável na infância e na fase adulta”, conclui.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?