Estudo da Engenharia Elétrica da UCPel integra publicação alemã
27.10.2008 | 00:00
O desenvolvimento de um simulador eletrônico de sinais fisiológicos foi o tema de um trabalho interinstitucional que contou com a participação de dois professores e um aluno do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em sua concepção. O estudo fará parte do livro “Communications in Computer and Information Science” (ou Comunicações na Computação e Ciência da Informação, em tradução livre), da editora alemã Springer-Verlag.
Denominado “Simulador de Sinais Neurofisiológicos e Cardíacos com base em Microconversor”, o capítulo explica a capacidade do equipamento em reproduzir vários tipos de sinais elétricos presentes no corpo humano, incluindo cerebrais, oculares e cardíacos. “Os resultados apresentados são importantes, porque praticamente não existe tecnologia nacional nesta área de teste de equipamentos médicos, que é considerada estratégica dentro do PAC da Saúde [Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal]”, explicou o professor do Laboratório de Engenharia Biomédica da UCPel Maurício Tavares.
O simulador tem aplicabilidade imediata na concepção, testes funcionais e manutenção de equipamentos médicos para monitorização e auxílio ao diagnóstico. O projeto, desenvolvido com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conta ainda com a participação do também professor Carlos Richter, do técnico industrial da empresa Contronic Sistemas Automáticos e aluno do curso de Engenharia Elétrica Tiago Oliveira e do docente da Universidade Federal de Santa Catarina Raimes Moraes.