/ Notícias / Estudo analisa relação da síndrome metabólica em pessoas com episódio depressivo
Estudo analisa relação da síndrome metabólica em pessoas com episódio depressivo
Estudo analisa relação da síndrome metabólica em pessoas com episódio depressivo
Um estudo proposto pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel) observou a relação existente entre o desenvolvimento de síndrome metabólica em pessoas com depressão e transtorno bipolar. Realizado pela pós-doutoranda Fernanda Pedrotti Moreira, a pesquisa comprovou maior alteração dos riscos metabólicos em depressivos e bipolares quando estão em episódio depressivo. Devido à descoberta, o artigo foi aceito para publicação em revista internacional avaliada de alto impacto. 

Conforme explica a pesquisadora, o estudo feito na UCPel demonstrou que a prevalência da síndrome na população fica em torno de 24%, conforme apontado em outros estudos. Mas, em pessoas com transtorno bipolar ou depressão, esse índice é pior, chegando a 35% em pessoas com depressão e 46% em pessoas com transtorno bipolar. “Transtorno bipolar e depressão são agravantes para a saúde. Pessoas com os transtornos psicológicos apresentam pior perfil metabólico se comparados com aqueles que apresentam só a síndrome metabólica”, informa Fernanda. 

O estudo ainda comprovou que pessoas com transtorno bipolar em estágio depressivo apresentaram alterações da síndrome metabólica semelhantes aquelas em estágio depressivo na depressão. “Chegamos à conclusão que o episódio depressivo pode ser o responsável por essa alteração e não o transtorno bipolar e a depressão”, destacou.  

Além de ter um perfil metabólico pior, portadores de transtorno bipolar e depressão ainda apresentaram maior risco de desenvolver problemas cardiovasculares. “Junto aos tratamentos específicos para os distúrbios, ter hábitos de vida saudável, incluindo a prática de exercício físicos associada a adoção de uma alimentação balanceada, contribui para uma melhor resposta ao tratamento”, indica.

Feito a partir de um estudo de base populacional, considerando a divisão censitária da cidade (Pelotas) realizada pelo IBGE, a pesquisa contou com a participação de 970 pessoas representantes dos bairros da zona urbana. Foi realizada uma avaliação psicológica para identificar o transtorno bipolar ou a depressão, coleta das medidas antropométricas e de sangue para identificar a síndrome metabólica.  

A síndrome metabólica é composta por um conjunto de fatores de riscos metabólicos que se interrelacionam. Para fazer o diagnóstico, é necessário avaliar cinco fatores principais: alteração nos níveis de glicose, pressão sanguínea, colesterol HDL e obesidade abdominal. Estar obeso é um fator impactante. “A partir da análise, identificamos as pessoas que têm três ou mais alterações nesses fatores para diagnosticar a presença da síndrome metabólica”, complementa a pesquisadora.  

Atualmente, 25% da população mundial possui a síndrome metabólica, e esse número deve crescer a cada ano. Alguns estudos recentes na literatura têm demonstrado que pessoas com transtorno bipolar ou depressão apresentam maior alteração nos níveis de glicose, obesidade e outros também têm relacionado as doenças com a síndrome metabólica. “Nossa ideia é continuar estudando esse tema para tentar descobrir quem vem primeiro: a síndrome metabólica ou a depressão e o transtorno bipolar”, adianta. 

A pesquisa da pós-doutoranda do PPG da UCPel contou com a orientação da professora Karen Jansen . O estudo foi publicado recentemente no Journal of Psychiatric Research.

Redação: Rita Wicth - MTB14101
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?