/ Notícias / Estudantes que participarão do projeto Negócio a Negócio recebem treinamento
Estudantes que participarão do projeto Negócio a Negócio recebem treinamento
02.08.2012 | 17:37 | #administracao
Estudantes que participarão do projeto Negócio a Negócio recebem treinamento
Até o fim do ano, 600 empreendimentos em Pelotas, Herval, Jaguarão e Santana da Boa Vista receberão a visita dos estudantes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) inseridos no projeto Negócio a Negócio, vinculado ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para atender a todos os empresários e passar o conhecimento de gestão adiante, 15 alunos receberam treinamento durante esta quinta-feira (02). A expectativa é de que na próxima semana, agora como “agentes de orientação empresarial”, os alunos da Católica saiam a campo visitando as empresas.

O Negócio a Negócio realizado em parceria com a UCPel prevê três atendimentos a cada empresa. A primeira visita será o momento de aplicar o diagnóstico que mostrará a realidade e a gestão do empreendimento. Na segunda etapa, que ocorre uma semana depois, os estudantes apresentarão plano de ação com ferramentas de gestão estipuladas conforme a necessidade de cada local. Depois de um mês, há o retorno para o acompanhamento.

Durante a capacitação, o grupo conheceu a metodologia utilizada pelo Sebrae, incluindo o sistema utilizado na coleta de dados que darão origem ao diagnóstico empresarial e a forma de abordagem.

A proposta faz parte do projeto Territórios de Cidadania, que atua em regiões de baixo desenvolvimento econômico. De acordo com a coordenadora do Territórios de Cidadania do Sebrae/RS, Tangriane Santos, a intenção é levar conhecimento em gestão empresarial para empreendedores que muitas vezes não têm oportunidade para buscar assessoria técnica.

Na avaliação do professor Samuel Ongaratto, coordenador do projeto pela UCPel, a ação é, também, uma forma de oportunizar o desenvolvimento acadêmico. “No dia em que forem empreendedores, os alunos vão estar mais cientes das dificuldades que poderão encontrar e de que forma podem superar esses obstáculos”, observou.

Ganho para todos
Podem participar do projeto microempresas (com faturamento de até R$ 360 mil ao ano), empreendedores individuais (que faturam até R$ 60 mil por ano) e produtores rurais. Os estudantes deverão ir, literalmente, de porta em porta buscando esses empreendimentos e oferecendo a assessoria técnica. “O empresário só tem a ganhar. Obtém mais conhecimento de gestão, que traz o melhor serviço, o melhor atendimento, e, consequentemente, a fidelização do cliente. E para o aluno é uma experiência profissional com aplicabilidade de conhecimentos”, comentou Tangriane.

Ansioso por levar às empresas o nome da Universidade e do Sebrae, o estudante do segundo semestre de Administração e presidente da Empresa Júnior Ícaro Mendes, 22, também está confiante. “Vai me ajudar a desenvolver atributos, ter contato com empresas e maior capacidade de gestão no futuro”, disse. Para ele, a oportunidade deve agregar benefícios para todos os envolvidos. “Certamente vai trazer bastante resultado e ajudar o município a crescer”.

Ação
Os empreendimentos que estiverem interessados em participar da ação também podem procurar a UCPel diretamente na sede da Empresa Júnior, localizada no Campus I (Prédio E – Sala 202), ou pelo telefone (53) 2128-8043, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Ou, ainda, pelo número de atendimento do Sebrae (0800-570-0800).

As inscrições para estudantes da UCPel interessados em integrar o Negócio a Negócio ainda estão abertas, e podem ser feitas na Empresa Júnior.