/ Notícias / Estudantes do Programa Jovem Aprendiz da UCPel são premiados em Concurso Literário
09.11.2016 | 15:40 | #institucional #jovem-aprendiz
Alunos do Programa Jovem Aprendiz da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram premiados no Concurso Literário para Aprendizes, organizado pelo Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP) e pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul (SRTE). Os aprendizes da UCPel ganharam dois prêmios e ainda tiveram mais dois de seus trabalhos selecionados para compor um livro que será publicado pelo FOGAP.

A premiação dos melhores estudantes colocados ocorrerá no dia 13 de novembro, às 13h, na Feira do Livro de Porto Alegre e ocorrerá juntamente com o lançamento da obra. A representante do FOGAP, Rosa Elaine de Abreu Gonçalves, visitou a Universidade e convidou o reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior para comparecer na premiação.

O Concurso selecionou os três melhores trabalhos, divididos entre duas categorias. Na categoria prosa, Leonardo Soares Lindermann foi classificado em segundo lugar, com o tema “Superando os Limites”. Já no verso, Franciele Goveia da Rosa também ficou em segundo, com o título “Passarinho”. Leonardo tem 17 anos e é aprendiz na Rádio Universidade (RU), e Franciele, com 21 anos, trabalha na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas.

Leonardo conta que devido às limitações físicas causadas pela paralisia cerebral, existem momentos em que se sente desacreditado. “A notícia veio no melhor momento possível, para mostrar que eu sou capaz. Estou muito feliz”, comenta. Para Franciele, o sentimento foi de surpresa. “Não imaginava ser selecionada. Ter o trabalho exposto dessa forma e saber que consegui expressar minha mensagem é muito bom”, comemora.

Joana Fassbender, 20 anos, e Helena Ponci, 16, também foram selecionadas para compor o livro. Elas participaram com a prosa “Trilhando caminhos na aprendizagem” e com o verso “Os quatro as”, respectivamente. Ambas afirmaram a surpresa e a alegria ao saber da premiação. “Quando recebi a notícia fiquei em choque. Muito emocionante saber que fui selecionada entre participantes de todo o estado”, comemora, Joana, que atua no HUSFP. Para Helena, participar de um livro é uma oportunidade única, pois a jovem é apaixonada pela leitura e escrita. Ela trabalha na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas.

Na avaliação da coordenadora do Jovem Aprendiz da UCPel, Simoni Triantafilu, a premiação é motivo de orgulho. “O nosso diferencial com os outros programas é que nós focamos nas habilidades e competências dos alunos”, afirma