/ Notícias / Estudantes de Medicina da Católica lançam podcast
Estudantes de Medicina da Católica lançam podcast
29.09.2022 | 15:43 | #medicina
Estudantes de Medicina da Católica lançam podcast Primeiro episódio já pode ser conferido nas plataformas digitais (Foto: Divulgação - UCPel)

Acadêmicos da Medicina da Católica de Pelotas (UCPel) lançaram o podcast Saúde na Sala de Espera, iniciativa que integra o projeto de extensão homônimo e conta com a participação de estudantes e tem o objetivo de aproximar os alunos dos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Os acadêmicos se dividem em pequenos grupos e desenvolvem as atividades nas seis unidades administradas pela UCPel e também na UBS Bom Jesus, de responsabilidade da prefeitura de Pelotas. A cada duas semanas um tema será abordado com os usuários no momento da espera por atendimento. Entre os assuntos estão os cuidados e a distribuição de caderneta do idoso, tabagismo e saúde mental, entre outros.

A ideia de gravar o podcast surgiu no próprio projeto de extensão, no qual as alunas da Medicina, Brenda Conrad e Isadora Castilho, realizaram uma conversa sobre o Setembro Amarelo e a importância do cuidado com a saúde psíquica, no intuito de atingir mais amplamente a comunidade.

Segundo o professor Alexandre Moch, coordenador do Saúde na Sala de Espera, a ideia foi desenvolvida principalmente pela importância da comunicação e da educação em saúde, no intuito de ampliar a abrangência das informações discutidas em salas de espera. “Para o aluno é fundamental ser exposto às diferentes tecnologias de informação dispostas, enfatizando a importância de uma comunicação efetiva, correta e baseada na ciência, de forma clara e descontraída”, aponta o docente.

Para Brenda, extensionista do projeto, a experiência tem trazido bastante retorno da população. “Muito importante também é a experiência proporcionada a nós enquanto futuros profissionais, pois aprendemos a ter uma relação ainda mais próxima com a comunidade, notando as necessidades e as expectativas, e também a auxiliar em pontos de educação em saúde”, enfatiza a acadêmica.

A ideia é divulgar os podcasts produzidos na Rádio Universidade, em rádios comunitárias e no Instagram, tanto no perfil do projeto como nas páginas das UBSs. Ouça aqui o primeiro episódio do Saúde na Sala de Espera.

Redação: Tiago Rodrigues