/ Notícias / Estudantes de Arquitetura cumprem etapa de levantamento do Palacete Payssandu
Estudantes de Arquitetura cumprem etapa de levantamento do Palacete Payssandu
02.06.2015 | 17:26 | #arquitetura-e-urbanismo
Estudantes de Arquitetura cumprem etapa de levantamento do Palacete Payssandu
O Palacete Payssandu, uma das casas em que viveu o escritor pelotense João Simões Lopes Neto, está ganhando seu primeiro levantamento arquitetônico. Até então, apenas documentos históricos diziam respeito à edificação, que está sendo objeto de estudo de acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Mais de 20 estudantes do sétimo semestre estão debruçando-se sobre o projeto, que contempla, além da investigação histórica, aspectos de legislação e elaboração de planta baixa, cortes, fachadas e esquadrias, detalhamento de piso, forros e detalhes construtivos. A casa fica localizada na rua Barão de Santa Tecla, 392.

O grupo dos acadêmicos Thomaz Soto, Miguel Vidal e Sérgio Roberto de Oliveira Júnior é responsável pelas medidas e planta baixa do Palacete, que possui cerca de 340 m2. Para eles, uma das características mais interessantes do imóvel é sua tipologia. Um quarto que leva a outro, por exemplo. "É bem diferente do que se entende hoje por área funcional", pontua Miguel. "Pudemos ter o ponto de vista de conhecimento de tecnologias antigas de construção", comenta Thomaz.

Os estudantes já apresentaram o levantamento cadastral - primeira etapa do projeto - à professora da disciplina de Atelier VII, Laura Zambrano. Até o fim do semestre, eles deverão propor pelo menos duas utilizações para o local.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), sob o aspecto arquitetônico, o Palacete se destaca pela originalidade da frontaria, em estilo eclético com tendência neomourisca, presente em componentes e elementos decorativos.

O Palacete segue o gosto da arquitetura vigente no país na segunda metade do século 19, cujas características podem ser observadas, como a implantação afastada dos limites do lote e a introdução do jardim frontal.

Simões Lopes Neto passou a residir no casarão da Rua Payssandu, atual Rua Barão de Santa Tecla, no início da década de 1880.  O imóvel era de propriedade de seu pai, que mudou-se da casa após o casamento do filho, em 1892, deixando-a de presente para o casal. Ali Simões Lopes Neto escreveu grande parte de sua obra.

Vestibular
O curso de Arquitetura e Urbanismo é uma das graduações oferecidas no Vestibular de Inverno da UCPel. As inscrições já estão abertas e o candidato poderá escolher uma entre duas datas disponíveis para realizar a prova: 17 de junho ou 08 de julho. As inscrições poderão ser feitas pelo site do Vestibular.