/ Notícias / Estudantes da UCPel são aceitos na XV Reunião de Antropologia do Mercosul
Estudantes da UCPel são aceitos na XV Reunião de Antropologia do Mercosul
Estudantes da UCPel são aceitos na XV Reunião de Antropologia do Mercosul

Alunos e docente da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) e ao Curso de Graduação em Direito, tiveram diversas apresentações aprovadas na XV Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM), que ocorre entre os dias 04 e 08 de agosto de 2025, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.


A RAM é um dos eventos científicos mais relevantes da Antropologia na América do Sul e, nesta edição, acontece com a temática “Retomar o Futuro”, que convoca a comunidade acadêmica a refletir criticamente sobre os desafios contemporâneos diante das crises sociais e ambientais que afetam o mundo. A participação dos alunos tem apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UCPel. 


Entre as participações, estão: 


GT 062 – Comunidades Digitais: Conflitos, Violências e Potencialidades


Laura Alves Menon (PPGPSDH/UCPel).

“Hipermilitarização, discursos de gênero e violência nas redes sociais: uma análise das redes conservadoras e das barreiras ao empoderamento feminino nas plataformas digitais”.


Felipe Schmals Silveira (Graduação/UCPel) e Raíssa Ferreira Miranda (PPGPSDH/UCPel).

“Juventude e violência digital nas plataformas: conflitos, subjetividades e desafios contemporâneos”.


Raíssa Ferreira Miranda (PPGPSDH/UCPel), Felipe Schmals Silveira (Graduação/UCPel), Aknaton Toczek Souza (UCPel).

“Entre hashtags e discursos de ódio: gênero e violência nas redes digitais neoconservadoras”.

 

GT 083 – Drogas, Saberes e Direitos


Aknaton Toczek Souza (UCPel), Marcos Alexandre Verissimo da Silva (INCT-InEAC/UFF), Giovane Matheus Camargo (ISULPAR), Pablo Ornelas Rosa (UVV), José Ricardo Corrêa Mendes (Graduação/UCPel).

“‘Não Existe Maconha Medicinal!’ Tecnoconservadorismo e o negacionismo canábico no Brasil”.


Além disso, o professor da universidade Aknaton Souza, participa da Conferência como coordenador do GT 062 e da Mesa-Redonda intitulada “O papel estratégico da divulgação científica, das tecnologias sociais e da produção cultural na ampliação do debate público”.


Aknaton destaca que a participação da instituição na XV RAM expressa a relevância e a maturidade das ações acadêmicas, a articulação entre graduação e pós-graduação e a inserção ativa dos grupos de pesquisa em redes nacionais e internacionais. “Representa também o reconhecimento de que a produção científica desenvolvida na universidade é comprometida com a crítica social e com a construção de alternativas frente às desigualdades e aos desafios contemporâneos”, realça. 


José Mendes salienta a felicidade em participar da Reunião. “Será um espaço muito importante para a troca de saberes, fortalecimento das lutas sociais e da construção, eventualmente, de um futuro melhor”, ressalta. 


Raíssa Miranda conta que a participação representa uma conquista acadêmica muito significativa. “Além disso, ocupar esse espaço como estudantes de uma universidade comunitária do sul do Brasil reforça o valor da inclusão e da democratização do acesso à produção científica", reforça. 


Laura Menon comenta que levar dados que cresceram dentro da UCPel é uma grande missão. “Com certeza será bem aproveitada por nós, jovens pesquisadores, engajados e comprometidos com a sociedade”, evidencia.


Felipe Silveira acentua que o engajamento da universidade tem um papel central. “Esse incentivo reflete o compromisso da graduação e da pós-graduação como uma formação que vai além da sala de aula e que incentiva os discentes”, evidencia.  


Redação Vanessa Ferro 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?