Em busca de novos conhecimentos, um grupo de 40 alunos e dois professores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) embarcou rumo à Curitiba para o 27º Congresso Brasileiro de Zoologia, de 17 a 21 de fevereiro. Composto por alunos dos cursos de Ecologia e Ciências Biológicas, o grupo da UCPel participou de palestras que trataram de temas atuais na área, como entomologia forense e utilização de animais em experimentos científicos.
Para os alunos Adriana Bierhals (Ecologia), Rodrigo Eichholz, Natália Silveira e Laura Faria Santos (Ciências Biológicas), todos do 7º semestre, a experiência foi válida pois os aproximou de novos assuntos e pesquisadores de todo o país. “O congresso foi importante, já que acrescentou conhecimentos na nossa vida acadêmica, contribuindo e proporcionando novas visões nas áreas em que cada um de nós pretende atuar”, disse Adriana. “Todo conhecimento que podemos adquirir também fora da sala de aula é oportunidade de crescer”, completou Eichholz. Para ele, um dos assuntos mais interessantes abordados no evento foi a ética do uso de animais em laboratórios.
O tema, apresentado em simpósio por palestrantes de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, e também da Espanha, trouxe aos alunos a abordagem jurídica da questão, responsabilidade, cuidados com os animais, entre outros. “Ao mesmo tempo que é importante o uso, deve-se refletir sobre a forma como é feito. Quem nos deu autorização de manipular a vida dos animais como instrumento?”, questionou Eichholz.
Outro assunto destacado pelos estudantes foi a entomologia forense, o estudo de insetos em investigações criminais. Pelo tipo de inseto, seu estágio de desenvolvimento e outros aspectos é possível se determinar algumas das circunstâncias que cercaram a morte. O simpósio sobre o assunto também reuniu diversos pesquisadores e foi liderado por Leonardo Gomes, da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro.
Experiência
Três dos acadêmicos apresentaram trabalhos sob orientação dos professores Marcelo Dutra da Silva e Rafael Antunes Dias, que acompanharam o grupo no congresso. “Essa é uma oportunidade de se mostrar o que é feito aqui. Além disso, os alunos podem ter uma troca de experiência com outros profissionais e outras formas de realizar estudos”, destacou Dutra da Silva.
Zoologia
A zoologia é a ciência que trata dos animais, vertebrados e invertebrados. O congresso abordou temas contemporâneos, como conservação das espécies, invasão de espécies exóticas e problemas relacionados à saúde pública.