Estudantes da área de saúde visitam exposição sobre o corpo humano
24.04.2009 | 00:00
O impressionante sistema de comunicação das células do Sistema Nervoso e a manutenção da vida representada no Sistema Circulatório foram apenas dois dos pontos que mais chamaram a atenção dos alunos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ao visitarem a exposição "Corpo Humano: Real e Fascinante", em Porto Alegre, no último dia 18. O grupo foi formado por acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina da Universidade.
Desenvolvida pelo médico norte-americano Roy Glover, a mostra tem caráter educativo e se utiliza de dezesseis corpos e 225 órgãos verdadeiros de pessoas que tiveram morte natural e optaram por participar de um programa de doação de material anatômico para comunidades médicas e científicas. O ineditismo da exposição está na técnica da polimerização, usada por Glover para mostrar, com extrema precisão, o funcionamento do corpo humano e seus sistemas, bem como as variações e diferenças apresentadas por nossa espécie.
Francine Lacerda é acadêmica do curso de Enfermagem e integrou a equipe que visitou a exposição. Aliás, foi dela e de algumas colegas suas que surgiu a ideia de fazer a viagem. “O que mais me impressionou foi ver como são, por dentro, sistemas como o nervoso e o circulatório, que não conhecíamos tão detalhadamente. Foi muito importante para nosso aprendizado”, disse. A coordenadora da graduação em Enfermagem, Luciene Primo, que também acompanhou a turma, concordou: “A iniciativa foi bastante proveitosa para que eles pudessem aprimorar seus conhecimentos sobre a área de anatomia”. Ao todo, 32 alunos integraram a excursão.
Para saber mais
A exposição “Corpo Humano: Real e Fascinante”, que já percorreu 34 cidades em todo o mundo, pode ser visitada na capital gaúcha até o dia 10 de maio. A mostra está montada no Centro de Eventos do BarraShoppingSul.