/ Notícias / Estudante de Matemática apresenta trabalhos em Congresso Internacional
Estudante de Matemática apresenta trabalhos em Congresso Internacional
26.08.2013 | 11:10 | #matematica
Estudante de Matemática apresenta trabalhos em Congresso Internacional
Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, Daniel Duarte Silveira, estudante do sexto semestre do curso de Matemática da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), estará apresentando dois trabalhos científicos - ambos na modalidade pôster - durante o VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática (CIEM). O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA Canoas e conta com a participação de pesquisadores reconhecidos em diversas regiões do mundo. 

Os estudos desenvolvidos pelo graduando da UCPel - sob orientação da coordenadora do curso de Matemática, professora Marília do Amaral Dias, - estão voltados à reflexão da prática escolar no ensino desta disciplina para alunos surdos. Trabalhando como intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) desde 2008, Daniel conta que a pesquisa Minicurso Matemática e Libras: uma forma de refletir sobre o ensino de Matemática para alunos surdos, resulta da realização desta experiência em diversos congressos da área. 

“Durante a execução dessas atividades, nos eventos científicos, foi aplicado um questionário para saber se os professores haviam cursado Libras”, ressalta o graduando da UCPel. Conforme explica, a maioria dos profissionais não tem nenhum contato com a disciplina durante o seu processo de formação acadêmica. “E, mesmo para os que cursam, quase não há contato com questões específicas do ensino da Matemática”, destaca. 

Observando esses resultados, originou-se um segundo trabalho científico: Matemática em Libras e Formação Docente: análise curricular desta disciplina em quatro universidades federais do Rio Grande do Sul, o qual também terá seus resultados apresentados no CIEM. Sabendo que um trabalho acadêmico leva a outro e, assim, se faz ciência, o graduando da UCPel - em parceria com sua orientadora - investiu em uma análise ainda mais aprofundada. Tomando como ponto de partida os indicativos da primeira pesquisa, neste segundo momento resolveu analisar os currículos das disciplinas de Libras em quatro universidades federais do Rio Grande do Sul. “A maioria dessas instituições trabalham apenas números ordinais e cardinais. De forma geral, não existem evidências que apontem para formações específicas de Libras, respondendo às necessidades de cada uma das licenciaturas,” resume Daniel.

As descobertas e inquietações do jovem cientista serão divididas com pesquisadores do Brasil e de outros países durante três dias de Congresso. Tendo seu trabalho reconhecido já em 2012, no 8º Simpósio Sul-Rio-Grandense de Professores de Ciências e Matemática, quando foi premiado pelo trabalho dedicado ao ensino da Matemática para alunos surdos, o acadêmico da UCPel trilha um caminho promissor, cujos valores estão orientados no retorno social do saber adquirido em sala de aula.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?