/ Notícias / Estudante de Contábeis realiza pesquisa com base em experiência em estágio
Estudante de Contábeis realiza pesquisa com base em experiência em estágio
06.08.2012 | 15:39 | #institucional
Estudante de Contábeis realiza pesquisa com base em experiência em estágio
O estágio de uma acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) virou tema de estudo. Com o título “Ativo imobilizado: Um estudo de caso da adequação às Normas Contábeis Internacionais”, Carla Hosser transformou em pesquisa as atividades desenvolvidas por ela no ano passado em seu Plano de Estágio.

Para a realização do trabalho, Carla contou com a orientação das professoras Maristela Roza e Denise Raupp, da UCPel, e do professor Luiz Alberton, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Depois de quatro meses na empresa que trabalha com prestação de serviços, a estudante teve a ideia de realizar um estudo com o objetivo de adequar o Ativo Imobilizado da organização - conjunto de bens e direitos tangíveis necessários à manutenção das atividades da empresa, como edifícios, máquinas etc. - conforme a nova legislação contábil.

Em 2007, após sete anos de tramitação, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 11.638, que passou a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2008. A nova legislação harmonizou a contabilidade brasileira aos padrões internacionais, o que vem facilitando o investimento estrangeiro. Em função destas mudanças pelas quais a Contabilidade tem passado, a estudante da UCPel buscou proporcionar à empresa em que estagiou a padronização dos processos com base na legislação vigente.

Em breve, o trabalho será apresentado no 21º Congresso de Iniciação Científica e 4ª Mostra Científica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em razão disso, Carla explica: ”É exigido o ineditismo da pesquisa, por isso não posso expor muito os resultados. O que posso adiantar é que o meu trabalho trouxe resultados positivos para a empresa”.

Com um novo direcionamento, Carla ainda pretende aproveitar a base da pesquisa “Ativo imobilizado: Um estudo de caso da adequação às Normas Contábeis Internacionais” para apresentá-la sob um novo aspecto no Salão Universitário da UCPel, que ocorre de 23 a 26 de outubro.

Salão Universitário UCPel
A Universidade Católica de Pelotas, de 23 a 26 de outubro, promoverá o Salão Universitário 2012, com a finalidade de congregar o 21° Congresso de Iniciação Científica, o 4° Congresso de Extensão e a 11ª Mostra de Pós-Graduação. As inscrições de trabalhos devem ser feitas até o dia 10 de setembro. Mais informações podem ser obtidas aqui.