O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participou da 5ª edição do Desafio Tramontina, que propõe a exploração da sofisticação e a tecnologia dos produtos Tramontina.
O concurso desafia os estudantes de Arquitetura e Urbanismo a conceber propostas com soluções inteligentes e esteticamente atraentes para os ambientes residenciais: cozinha, lavanderia e living, optando por um dentre os três cenários distintos: lar à beira-mar, em meio ao campo e à natureza ou no contexto urbano.
Em todos os casos, o participante deve considerar que a planta corresponde a uma casa. Dessa forma, o estudante deve propor a integração dos produtos Tramontina TEEC com a estética e estilo de vida de cada contexto, prevendo a instalação e utilização correta dos produtos.
O aluno vencedor foi Mateus Schaefer Batista, do 8º semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel, e recebeu de prêmio um Cooktop Portátil de Indução. “O concurso se apresentou como uma grande oportunidade para aplicar na prática diversos conceitos estudados na sala de aula. Quando a professora Beatrice apresentou a proposta para a turma, fiquei bastante empolgado com a ideia pois, além da paixão por projetar, esta poderia ser uma experiência muito enriquecedora para mim enquanto estudante de arquitetura (o que de fato foi). Durante o processo, pude trabalhar com os produtos de alto padrão da marca de forma criativa e funcional, explorando soluções práticas, bem resolvidas e esteticamente agradáveis para o projeto de interiores. Me sinto bastante realizado e orgulhoso do resultado deste trabalho, bem como por ter sido selecionado destaque do concurso. Gostaria de agradecer à Tramontina pela oportunidade de participar deste desafio, à professora Beatrice pelo incentivo e apoio durante o processo e à UCPel por sempre oferecer um ensino de excelente qualidade”, contou.O Desafio Tramontina tem o objetivo de estimular a criatividade e o aprendizado de estudantes de ensino superior dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores.
Foram realizados encontros virtuais para apresentar os produtos, formatos de instalação e dicas de utilização nos projetos de arquitetura. Participaram mais de três mil estudantes em todo o Brasil.
Redação Marcela Santos