/ Notícias / Estudante de Administração em Santa Vitória do Palmar relaciona reciclagem e sustentabilidade
Estudante de Administração em Santa Vitória do Palmar relaciona reciclagem e sustentabilidade
19.07.2013 | 10:07 | #administracao
Estudante de Administração em Santa Vitória do Palmar relaciona reciclagem e sustentabilidade
Formar profissionais capazes de atuar de forma multidisciplinar é uma das principais propostas do Curso de Administração da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Desde os primeiros semestres, os graduandos preparam-se para integrar diversas frentes de trabalho, como planejamento, gerenciamento e organização de instituições públicas e privadas. Desde 2009, esta realidade também está sendo vivenciada por graduandos da unidade de Santa Vitória do Palmar. É o caso de Felipe Cabreira Wille, que recentemente desenvolveu um estudo de verificação sobre a viabilidade financeira e estrutural da criação e instalação de uma nova empresa do ramo de reciclagem no extremo Sul do Rio Grande do Sul. 

O trabalho oferece a formulação de um plano de negócios para uma indústria de reciclagem. Motivado por uma tendência global, cuja preocupação está voltada a questões de sustentabilidade e meio ambiente, o aluno direcionou sua análise para a reciclagem do plástico politereftalato de etileno (PET). 

Primeiramente, foi realizado um amplo estudo em relação ao mercado e, posteriormente, destacou-se oportunidades ainda pouco exploradas quanto à operacionalização da proposta. “Durante o desenvolvimento do plano de negócios, ficou nítido que o ramo de reciclagem do material PET é certamente lucrativo. A Guaraná Antártica, por exemplo, está produzindo embalagens 100% formadas por materiais recicláveis”, explica o estudante.

Felipe começou o curso com 19 anos de idade. De início, chegou a cogitar a possibilidade de estudar Economia em Pelotas, mas, com a oportunidade de fazer Administração em sua cidade, procurou mais informações das particularidades desse curso e decidiu seguir este caminho. 

“Logo no primeiro semestre, as disciplinas me chamaram muito a atenção, pois estão relacionadas diretamente ao mundo dos negócios e às probabilidades de interferência positiva nas relações que se estabelecem a partir desses processos”, conta o acadêmico. 

Atualmente, o curso de Administração oportunizado pela unidade de Santa Vitória do Palmar conta com conceito 4 do Ministério da Educação (MEC) e, a cada dia, consolida-se como espaço de formação de nível superior no município. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?