/ Notícias / Estudante da Medicina UCPel apresenta resultados de pesquisas em revistas e Congresso de renome na Oncologia
17.01.2024 | 12:07 | #medicina
Estudante da Medicina UCPel apresenta resultados de pesquisas em revistas e Congresso de renome na Oncologia Isabella Michelon no Congresso em Madri, foto de acervo

A aluna Isabella Michelon, do 6° ano do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), teve dois artigos aprovados para publicação em revistas renomadas na área da Medicina.

Seu primeiro artigo foi uma revisão sistemática e meta-análise sobre os desfechos da infecção por COVID-19 em pacientes com anemia falciforme ou traço falciforme, teve início em outubro de 2022, durante o 4º ano da faculdade. Com a orientação da médica oncologista Maysa Vilbert, o trabalho contou com a colaboração de oito pessoas, incluindo colegas de medicina e pesquisadores internacionais da Universidade de Montreal, no Canadá. O artigo resultante foi publicado em novembro de 2023 na revista "eClinical Medicine: part of The Lancet Discovery Science".

O segundo artigo, uma meta-análise sobre uma nova medicação, trastuzumab deruxtecan, em pacientes com câncer de mama do subtipo HER2-positivo e metástase cerebral, teve início em abril de 2023. Contando com a participação de 11 pessoas, incluindo Maysa como mentora, o trabalho foi aceito para apresentação de pôster no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) em outubro de 2023, em Madri, e posteriormente aceito para publicação na revista "ESMO Open" em dezembro do mesmo ano.

Isabella compartilhou sua motivação para os temas dos artigos, destacando o contato com a área de hematologia e oncologia durante a faculdade. A inspiração para a primeira meta-análise surgiu durante um rodízio de clínica médica, ao se deparar com um paciente com complicações da infecção por COVID-19 e anemia falciforme. Já o segundo projeto teve origem em pesquisas sobre oncologia realizadas através da plataforma UpToDate.

A aluna também falou sobre sua participação no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia em Madri, onde apresentou seu trabalho e destacou a intensa experiência vivida durante o estágio optativo do internato no Instituto Nacional de Câncer (INCA) no Rio de Janeiro. Ela descreveu o estágio como transformador, permitindo-lhe vivenciar inúmeras experiências na área de oncologia em um dos maiores centros de pesquisa da América Latina e destacou a importância do apoio da Universidade Católica para essa experiência.

Isabella também enfatizou a importância da pesquisa na formação acadêmica e profissional, ressaltando que o interesse, persistência e uma boa formação acadêmica são fundamentais para que os estudantes ingressem na comunidade científica. Ela expressou sua gratidão pelos aprendizados adquiridos na UCPel e seu compromisso em contribuir para a luta contra o câncer no futuro.

Redação: Nátalli Bonow