/ Notícias / Estratégias de inclusão marcam a abertura do 1º Salão Universitário
Estratégias de inclusão marcam a abertura do 1º Salão Universitário
27.10.2010 | 17:11
Estratégias de inclusão marcam a abertura do 1º Salão Universitário

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizou, na manhã desta terça-feira (26), a abertura oficial de seu 1º Salão Universitário. O 19º Congresso de Iniciação Científica (CIC), o 2º Congresso de Extensão e a 9ª Mostra de Pós-Graduação da Católica foram reunidos em só o evento. Ao todo, 472 trabalhos serão apresentados. Além da UCPel, outras sete instituições participam do Salão, que ocorre até sexta-feira, dia 29 de outubro.

Durante a abertura, a pró-reitora acadêmica, professora Myriam Siqueira da Cunha, destacou que o Salão é fruto do amadurecimento e da integração entre os congressos e a mostra. “Que este seja apenas o primeiro e que o próximo traga também as sugestões, ideias e críticas que um primeiro gera”, declarou.

Para a abertura do Salão, foi convidada a palestrar sobre “Estratégias de inclusão na Universidade” a egressa do curso de Pedagogia da UCPel professora Marilei Chiesa. As possibilidades de organização da Universidade enquanto atendimento educacional especializado para as pessoas portadoras de necessidades especiais foi o foco da palestra. “A legislação existe no país, mas falta a prática. A educação especial mexe com nossa estrutura. Estamos habituados a pensar individualmente. É preciso pensar coletivamente”, ressaltou Marilei. Alunos do curso de Braille prestigiaram a palestra, que contou com uma tradutora-intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Para apresentação no Salão, foram selecionados 58 trabalhos de extensão. Já no âmbito da iniciação científica, foram 232 trabalhos de acadêmicos da UCPel e 77 trabalhos selecionados das universidades federais de Pelotas (UFPel), Rio Grande (Furg), Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Pampa (Unipampa), Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Dos trabalhos de pós-graduação da Católica, foram 65. A programação do Salão inclui palestras, apresentações de trabalhos e peças teatrais.

Compuseram a mesa da cerimônia de abertura o vice-reitor da UCPel, médico José Carlos Bachettini Júnior, a pró-reitora acadêmica, professora Myriam Siqueira da Cunha, o pró-reitor administrativo, contador Carlos Ricardo Gass Sinnot, o coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, professor Ricardo Silva, a coordenadora de Extensão, professora Maria Clara Soares Salengue e a coordenadora do 1º Salão Universitário, professora Adriana Silva Galho.

Na quarta-feira (27), além das apresentações orais de trabalho e da Rua da Extensão, ocorreu a apresentação de uma peça de teatro por alunos da Escola Especial Professor Alfredo Dub e a mesa redonda “Acessibilidade do surdo na Educação Básica”.

Mais informações sobre o 1º Salão Universitário da UCPel podem ser obtidas pelo site do evento ou pelo telefone (53) 2128.8012. Confira a programação para os próximos dias.

Quinta-feira, 28 de outubro
8h30min às 11h30min –
Apresentações orais, nas salas 207, 209, 210, 211, 212, 214, 216 e 233C, no Campus I.
13h30min às 18h45min – Apresentações orais, nas salas 207, 209, 210, 211, 212, 214, 216 e 233C, no Campus I.

Sexta-feira, 29 de outubro
8h30min às 10h –
Apresentações orais Pós-graduação, na sala 233C, no Campus I.
11h30min – Premiação e encerramento, no Espaço de Convivência.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?