/ Notícias / Estágios em Serviço Social aproximam estudantes das relações sociais
Estágios em Serviço Social aproximam estudantes das relações sociais
12.07.2010 | 15:26
Estágios em Serviço Social aproximam estudantes das relações sociais
A formatura está chegando e com certeza Laysa Albuquerque, estudante do 7º semestre de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sentirá saudades da experiência. Encerrando um ciclo que transforma alunos em profissionais que lidam com relações sociais fragilizadas, a futura Assistente Social encerra, também, sua passagem por um local que caracteriza como “uma forma incomparável de experimentação”. Laysa e vários colegas, de três semestres do curso, fazem parte do grupo que realiza estágios curriculares na área e utilizam a própria estrutura da Universidade para entrar em contato com a realidade com que serão confrontados na atuação profissional.

Na tarde do dia 09, um grupo de 30 pessoas, entre estagiários, supervisores e professores de Serviço Social reuniu-se no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Escola) para debater questões pertinentes à experiência. Todo mês ocorre o Fórum de Estágios do curso, quando cada local anfitrião apresenta seus resultados, tira dúvidas e troca informações.

Os estágios, explica a coordenadora da atividade no curso, professora Stephanie Batista, são o cerne do Serviço Social. “O estágio faz toda a diferença. A profissão trabalha com relações, então é preciso estar perto. É um momento de articulação teórico-prática, onde não só se aplica o conhecimento acadêmico, mas se produz um novo, colocando-o de volta na sociedade”, destaca.

É justamente esse retorno do trabalho que motiva a estudante Laysa. Há três semestres na Assistência Judiciária da Católica, além de atuar em questões de conflitos familiares como guarda, pensão alimentícia e divórcio, a aluna realiza uma pesquisa, prática exigida nos estágios. A perspectiva é de trazer uma transformação positiva para cada entidade onde atuam. “A partir dessa pesquisa, fazemos uma intervenção. O estágio não passa despercebido. Deixa uma ‘sementinha’ para que a instituição ou outros estagiários dêem continuidade ao trabalho”, salientou a aluna.

Além da Assistência Judiciária e do CAPS Escola, estudantes de Serviço Social podem estagiar no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na Clínica Psicológica e no Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic) da UCPel.

Saúde Mental
O futuro profissional tem a chance de experimentar variadas alternativas. Uma delas foi apresentada durante a reunião deste mês do Fórum: o CAPS Escola. Atendendo 192 pessoas que apresentam transtornos psíquicos, o local possui assistência social de forma a desconstituir práticas paternalistas ou assistencialistas, a fim de promover e garantir o acesso dos usuários a direitos. Há grupos de convivência para autonomia, grupo de orientação de direitos sociais, visitações às UBS para fortalecer o trabalho em rede, além de ações para atender à demanda de inclusão pelo trabalho.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?