/ Notícias / Está aberto o 4º Seminário de Política Social no Mercosul
Está aberto o 4º Seminário de Política Social no Mercosul
Está aberto o 4º Seminário de Política Social no Mercosul
Foi oficialmente aberto, na manhã desta quarta-feira (12), no Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o 4º Seminário de Política Social no Mercosul (SEPOME). Abordando como tema a Crise Mundial e Impactos nas Políticas Sociais no Sul da América Latina, envolve pesquisadores, professores, profissionais e alunos de graduação e pós-graduação do Brasil e países vizinhos.

Estavam presentes na abertura do evento a pró-reitora Acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti, o coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, professor Ricardo Pinheiro, o coordenador de Educação Continuada, professor José Luís Costa, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), professora Jane Prates, e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social, professora Vini Rabassa da Silva, que comentou sobre os objetivos do evento. “Trazer para discussão a questão das políticas sociais nesse momento de crise internacional para uma reflexão crítica sobre os impactos dessa crise nas políticas sociais”, disse e completou ressaltando a importância de analisar como essas políticas estão sendo usadas como mecanismos de diminuição dos efeitos desastrosos no acirramento da desigualdade social ou como uma maneira de contribuir para a busca da emancipação.

Compartilhando a opinião da professora Vini, a aluna do Mestrado em Política Social da Católica, Mytzly Dutra, falou sobre sua expectativa. “Espero que tragam novidades sobre os impactos da crise mundial nas políticas sociais nos países do Mercosul”, falou e afirmou, também, que anseia pela troca de conhecimento do Seminário.

A primeira palestra do SEPOME ficou a cargo do doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcelo Bráz Moraes dos Reis, que começou seu discurso pedindo uma salva de palmas para o historiador marxista, Jacob Gorender, falecido na última terça-feira. Em seguida, ele partiu para a abordagem de temas como a crítica da economia política, projeto ético-político, capitalismo contemporâneo, marxismo e socialismo.

O 4º SEPOME vai até o dia 14 de junho. Para a tarde desta quarta-feira (12), estão marcados cinco minicursos: Política de Assistência Social e Plano Brasil sem Miséria, com a professora Maria Luiza Rizzotti, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) (Sala 409 B); Economia Política da Punição: Política Social e Política Criminal, com o professor Luiz Antônio Bogo Chies, da UCPel (Sala 304 B); Gestão da informação, vigilância social e os estudos do tipo misto, com a professora Jane Prates, da PUCRS (Sala 215 B); Análise do Discurso e sua interface com o político, com a professora Ercília Cazarin, da UCPel (Sala 402 B); e Democracia e Direitos Humanos – Uma difícil relação, com o professor Daniel Neto, da UCPel (Sala 206 B).
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?