Voltada para médicos, biomédicos, farmacêuticos e biotecnologistas, a 6º edição da Especialização em Análises Clínicas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) vai capacitar e atualizar profissionais para coleta e análise de dados a fim de diagnosticar a saúde do paciente. O curso recebe inscrições até 23 de setembro, através do site
inscricao.ucpel.edu.br.
Com início em outubro, as aulas ocorrerão quinzenalmente, nas sextas-feiras, das 19h às 23h e aos sábados, das 8h ao meio dia e das 13h30 às 17h30. A carga horária é de 376 horas. No currículo, disciplinas como epidemiologia, biologia molecular e biossegurança serão abordadas com a união da teoria e prática, por professores referência na área e com experiência no mercado de trabalho.
Ao longo do curso, visitas técnicas e estágios não-obrigatórios irão complementar os conteúdos, para entregar ao mercado de trabalho profissionais aptos e qualificados. Além disso, a UCPel possui hospital próprio e é a maior escola médica do Rio Grande do Sul.
A análise clínica busca construir diagnósticos através da coleta de material biológico do paciente, como sangue e urina. Alterações moleculares, bioquímicas, hematológicas e imunológicas são observadas para identificar o resultado. Nos últimos anos, o avanço tecnológico proporcionou o melhor entendimento e diagnóstico de diversas doenças humanas.
Redação: Piero Vicenzi