Despertar acadêmicos do curso de Pedagogia sobre a riqueza de conteúdos existentes em Pelotas foi a proposta de uma atividade realizada no Casarão 6, localizado na Praça Coronel Pedro Osório. Promovido pela disciplina de Seminário Integrador I, o encontro abordou temas relacionados à história, cultura e formação do espaço urbano pelotense.
De acordo com o professor da disciplina, Daniel Botelho, a aula especial teve como intenção levar os acadêmicos para outras experiências no processo de ensino e aprendizagem para além dos espaços escolares. “Desta maneira é possível mergulhar nos espaços da urbe para mais do que olho pode ver e que o ouvido pode perceber. Também traz as lembranças e experiências passadas, com a riqueza e variedade de significados para (re)aprender a ler e (re)escrever a cidade”, explica.
Na avaliação do docente, a atividade auxiliou os acadêmicos a perceberem que o processo de construção do espaço urbano é resultado de sobreposição de tempos e diferentes sujeitos sociais para conhecer as invisibilidades do patrimônio histórico de Pelotas. A atividade educativa foi finalizada com uma proposta de Sarau Literário, no qual os acadêmicos se aproximaram ao universo dos poetas pelotenses.