/ Notícias / Ergonomia foi tema debatido na 18ª SIPAT
Ergonomia foi tema debatido na 18ª SIPAT
28.11.2012 | 17:25 | #fisioterapia #institucional
Ergonomia foi tema debatido na 18ª SIPAT
Na tarde desta terça-feira (27), membros da comunidade acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) assistiram à palestra Ergonomia, ministrada pelo professor do curso de Fisioterapia Flaviano Moreira da Silva. A atividade integra a programação da 18ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Universidade, que vai até sexta-feira (30).

Durante a explanação, o professor e fisioterapeuta explicou o conceito de ergonomia – estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano – e falou sobre a importância de adquirir hábitos posturais corretos, prevenindo doenças no ambiente de trabalho. “O fato de sermos altamente adaptáveis é muito ruim nesse aspecto, porque o corpo vai cobrar em algum momento”, disse o palestrante, ao referir-se à mania que o ser humano tem de subestimar qualquer sinal de que o corpo não está funcionando perfeitamente, sobretudo quando esse sinal se manifesta pela dor.

O professor ressaltou, também, que a preocupação da Universidade com o tema vai além do período em que se realiza a 18ª SIPAT. Segundo ele, a UCPel é uma das únicas universidades do Brasil que possuem a disciplina Saúde do Trabalho no currículo do curso de Fisioterapia, justamente para que os novos profissionais já saiam da Academia com a noção da relevância da prevenção dos acidentes de trabalho.

Continuação
Nesta quinta-feira (29), haverá a palestra Prevenção de incêndio, com o representante do Corpo de Bombeiros, sargento Giovani. A atividade será às 15h, na sala 100K do Prédio Santa Margarida. No último dia (30), também na sala 100K, a psicóloga Sinara Franke de Oliveira falará aos presentes sobre O trabalho e as questões emocionais, a partir das 15h. Às 17h, ocorre o encerramento da 18ª SIPAT, com apresentação do Coral do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (CETRES/UCPel), no Espaço de Convivência do Campus I.