Evento já consagrado na região, o Encontro Regional de Educadores Infantis da Universidade Católica de Pelotas (EREI/UCPel) começou nesta segunda-feira (17) e vai até quarta (19). A partir do tema “Novos olhares... Novos desafios”, a programação desta sétima edição inclui palestras, oficinas e momentos culturais.
Professores, gestores, psicólogos, acadêmicos da área e demais interessados na Educação Infantil estiveram no auditório Dom Antônio Zattera na manhã de segunda. Após um momento cultural com música e dinâmicas entre os participantes, as professoras Alessandra Peres e Maria Eulália Lemões palestraram sobre as exigências legais para a Educação Infantil.
À tarde, a programação começou às 14h com a palestra “Reencantando a Educação Infantil”, ministrada pela Irmã Cecília Ivone e a professora Cristina Ribeiro. Na sequência, ocorrem mais palestras, momentos culturais, debates e apresentações de alunas do curso de Pedagogia da UCPel.
Com experiência como participante das edições anteriores, desta vez Suzana Martins faz parte da comissão organizadora do EREI. “Fico contente em ver que nosso trabalho valeu a pena”, disse Suzana, diante do grande movimento de participantes na entrada do auditório. Composta por mais quinze estudantes, a comissão considerou as sugestões dadas por participantes dos eventos anteriores para convidar os palestrantes deste encontro.
Para a coordenadora do curso de Pedagogia da UCPel, Ieda Lourdes de Assunção, o EREI é um evento muito importante para toda a região. “Este encontro é um marco para a discussão e socialização dos professores da Educação Infantil de todo o estado”, afirmou Ieda.
O EREI é uma iniciativa do curso de Pedagogia da UCPel e ocorre anualmente. Confira a programação para os próximos dias.
Terça-feira, 18 de outubro
8h30min – Momento cultural
9h – Palestra “Como estimular o desenvolvimento infantil”, com psicóloga Andréa Wagner;
10h15min – Palestra “Noções matemáticas na Educação Infantil”, com professor José Francisco Duran, do IEAB e do Colégio Municipal Pelotense;
14h – Momento cultural
14h15min – Palestra “Práticas pedagógicas com crianças pequenas”, com professora Ana Cristina Delgado;
16h – Palestra “Movimento na Educação Infantil”, com professora Maritza Freitas, do Colégio Municipal Pelotense;
19h – Palestra “Acolhendo crianças em vulnerabilidade social”, com promotor José Olavo Bueno dos Passos e professora Vera Lúcia Savedra;
Quarta-feira, 19 de outubro
8h30min – Momento cultural
9h – Palestra “A criança na APAE [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais] e Ecoterapia”, com professor Victor Spitzer;
10h15min – Palestra “A construção da identidade e autonomia”, com professora Maria Simone Debacco, da UCPel;
14h – Palestra “Falando sobre a sexualidade no contexto da Educação Infantil”, com psicóloga Ana Delias de Sousa;
16h – Oficinas
19h – Relato de experiências em Educação Infantil, com representantes da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas (SME);
21h – Encerramento