/ Notícias / Equipe da UCPel apresenta trabalho em Jornada de Geriatria e Gerontologia
Equipe da UCPel apresenta trabalho em Jornada de Geriatria e Gerontologia
Um grupo formado por profissionais do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Idoso da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) esteve na 7ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG/RS). O evento ocorreu em Porto Alegre, nos dias 29 e 30 de maio.

De acordo com a coordenadora do Programa, professora Cristiane de Moraes, durante a participação, foi apresentado o resumo intitulado Ambulatório Multiprofissional em Saúde do Idoso. Além de Cristiane, o material conta com a autoria de Mariana Vighi, Catiúcia Madruga e Bibiane da Rosa.

Encaixado na área de gerontologia, o resumo versa sobre o funcionamento do Ambulatório Integrado em Saúde do Idoso que, entre outros benefícios, qualifica o atendimento a usuários da terceira idade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que avalia de forma global o estado de saúde do paciente, ao contar com a integração de enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e psicólogos. Após a análise multiprofissional, ocorre o encaminhamento para áreas médicas específicas, tais como traumatologia, ginecologia, clínica geral e geriatria, conforme a necessidade de cada caso.

O Programa de Residência Médica em Saúde do Idoso na região Sul do Rio Grande do Sul existe desde 2014. Naquele ano, ocorreram cerca de 50 atendimentos. O maior problema detectado foi o grande tempo de espera dos encaminhamentos, devido à escassez de profissionais e serviços de saúde.

Vestibular
Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia são algumas das graduações oferecidas no Vestibular de Inverno da UCPel. As inscrições já estão abertas e o candidato poderá escolher uma entre duas datas disponíveis para realizar a prova: 17 de junho ou 08 de julho. As inscrições poderão ser feitas pelo site do Vestibular.