Mais de cem pessoas participaram do segundo dia de atividades do 19º Ciclo de Palestras “A arte de bem envelhecer”, do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (CETRES/UCPel). Nesta quarta-feira (28), a tarde iniciou com a palestra “Câncer de próstata – Como evitar”, do médico Luís Olímpio Jordão.
Para a coordenadora do CETRES, Sulanita Arruda, o momento foi propício para que as pessoas pudessem perguntar e tirar dúvidas. “Muitos mitos foram desvendados nas palestras”, observou.
Na segunda palestra do dia, “Atividade física e envelhecimento saudável”, o professor José Antônio Coelho Recuero alertou quanto aos cuidados com a alimentação. “Não basta só pensar em atividades de lazer, tem que cuidar da alimentação e das atividades físicas para envelhecer com saúde”, disse. “O maior vilão para nosso organismo é o óleo”, salientou. Outros aspectos destacados foram a proatividade mental e a manutenção da produção intelectual.
Donatília de Souza Martins, 53, trabalha com pessoas idosas na Pastoral Social e participou para aumentar o conhecimento e ajudar os pais. “[As palestras foram] bem acessíveis. O pessoal interagiu, houve muitas perguntas”, avaliou. Participando pela segunda vez, Ana Maria Pereira, 59, classificou a ação como “enriquecedora”.
Para quinta-feira (29), está programada a palestra “O sono na terceira idade”, com a médica Clarisse Castagno, às 14h, e a palestra “Diabetes mellitus: Avanços no tratamento do idoso”, com a enfermeira Ilânia Braga da Silva, às 16h. No encerramento, sexta-feira (30) ocorre a 5ª Mostra Artística Cultural da Maturidade, às 14h, com apresentações variadas de artes plásticas, dança, música e teatro.
O Ciclo de Palestras ocorre no Auditório Dom Antônio Zattera. O ingresso para participar do evento é uma caixa de leite. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53)3228.9273.