/ Notícias / Ensaio clínico da UCPel é premiado internacionalmente
Ensaio clínico da UCPel é premiado internacionalmente
Um ensaio clínico em psicoterapia produzido no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), foi premiado no Students Conference Awards, da Society for Psychotherapy Research (SPR), premiação internacional que ocorrerá em Brisbane, na Austrália.

Coordenado pela psicóloga e doutoranda da UCPel, Giovanna da Silva, com a participação das psicólogas Jaciana Araujo, Luana Barbosa, Thaíse Mondin e professores Luciano Souza, Ricardo Pinheiro, Ricardo Silva, Karen Jansen e Luciana Quevedo, o trabalho tem por objetivo testar dois modelos breves de psicoterapia em pacientes com depressão, avaliando seus resultados em pessoas com altos índices de neutoricismo, fator de personalidade que reflete a dificuldade em lidar com aspectos negativos da vida.

Ainda em andamento na Universidade, os cerca de 80 pacientes atendidos são designados para 16 ou 18 sessões de terapia, dependendo do tratamento a que for submetido, escolhido de forma aleatória. Em ambos os tratamentos, o paciente responde um questionário por semana, o OQ-45, utilizado para medir o progresso no tratamento terapêutico.

O ensaio clínico da UCPel é voltado para pessoas dos 18 aos 60 anos, que não tomem medicamentos antidepressivos ou estabilizadores de humor, não apresentem risco de suicídio (pequeno ou alto) e não sejam dependentes químicos.

A SPR é uma entidade altamente reconhecida no mundo e o prêmio consiste em um certificado de reconhecimento científico e um valor de 300U$.

* Na foto, a coordenadora do estudo, Giovanna da Silva.