/ Notícias / Engenharia e Arquitetura desenvolvem projeto para o Sanep
Engenharia e Arquitetura desenvolvem projeto para o Sanep
Engenharia e Arquitetura desenvolvem projeto para o  Sanep

A partir do aprendizado em sala de aula, alunos dos cursos de Engenharia Civil EaD e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), projetaram artefatos de concreto que devem se tornar gradis de proteção de reservatórios e prédios do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas(Sanep). A iniciativa, realizada através do projeto de extensão Engenharia Integrada à Comunidade, criou mais um produto para a fábrica que existe  dentro do Presídio Regional de Pelotas, a ArteconP.

Para a fabricação dos protótipos dos gradis de concreto, explica o professor da Engenharia Civil e coordenador da ação, Celso Luis Pedreira, foi realizada uma pesquisa sobre o tipo de estrutura a ser empregada, o padrão utilizado pela Corsan, e elaborado o projeto estrutural. Com a supervisão dos docentes e de forma remota, os alunos desenharam e calcularam as armaduras para a fabricação das primeiras peças. “É um projeto  de grande importância para o aluno, já que proporciona a possibilidade de trabalhar com técnicas construtivas e materiais de construção, mesmo aquele que está no início do curso”, destaca Pedreira, ao salientar ainda a experiência de fazer parte do ArteconP - projeto que constrói dentro do Presídio, a partir da mão de obra prisional, blocos e tubos de concreto.

Testes no LRM

Com a assinatura do convênio entre o Sanep e o Presídio, a expectativa é de que sejam construídas entre 40 e 50 gradis. A partir daí, o papel da UCPel será fazer o controle tecnológico do material empregado, principalmente do concreto. As análises serão feitas no Laboratório de Resistência dos Materiais (LRM) da Católica, onde já são realizados  testes de ruptura e controle de qualidade dos outros produtos fabricados pelos detentos.

Conhecimentos teóricos aplicados na prática

O aluno do 4° semestre de Arquitetura e integrante do projeto de extensão, Arthur Vieira, foi um dos discentes que trabalhou na elaboração dos gradis. O projeto oportunizou a aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso,  sobre desenho técnico, Arthur “traduziu” os cálculos feitos pelos colegas e desenhou os artefatos a serem fabricados.“Eu fiz o projeto que facilitou a execução dos gradis. Foi uma experiência incrível, representou um grande passo na minha jornada acadêmica”, comemora o aluno.

Redação: Alessandra Senna