/ Notícias / Engenharia Civil da UCPel retoma atividades do projeto ArteConP
Engenharia Civil da UCPel retoma atividades do projeto ArteConP
25.05.2021 | 16:33 | #engenharia-civil
Engenharia Civil da UCPel retoma atividades do projeto ArteConP

Paralisada desde o ano passado devido a pandemia do coronavírus, a fábrica de concreto que faz parte do projeto ArtConP voltou às atividades no início deste semestre. A iniciativa, que é uma parceria entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel)- através do curso de Engenharia Civil, Prefeitura e Presídio Regional de Pelotas, retomou a fabricação dos artefatos usados em obras públicas, assim como a testagem dessa produção no Laboratório de  Engenharia Civil (LEC)da UCPel.

Conforme o coordenador do projeto, professor da Engenharia Civil/UCPel, Celso Luis Pedreira, a reativação da fábrica já garantiu a produção de blocos de calçamento que estão sendo utilizados  na obra da avenida 25 de Julho, no bairro Três Vendas, zona norte do município. Além da fábrica, também o LEC/UCPel retomou a coleta de amostras para controle tecnológico da qualidade dos blocos produzidos com a realização de testes de resistência, por exemplo.“Por enquanto apenas os seis detentos que integram o projeto e nós professores estamos realizando atividades presenciais, atendendo as determinações sanitárias de controle à pandemia, mas os alunos que fazem parte do ArteConP mantêm as atividades remotas”, explica o Pedreira.

Trabalho em formato diferenciado que não intimida  Luis Otávio Frota, do 5º semestre da Engenharia Civil/UCPel. Ele garante que o distanciamento social não tem atrapalhado o andamento dos projetos. “ Apesar desse momento diferente, estamos realizando os cálculos do quantitativo dos materiais e a dosagem do concreto para confecção das estruturas, o que também faz parte da rotina do engenheiro no mercado de trabalho”, ressalta Luis Otávio.

Outros projetos

O coordenador do programa Engenharia Integrada à Comunidade, professor Marco Antônio Lhuillier Moreira, adianta que dois outros projetos ligados a ArteConP estão prestes a sair do papel: a fabricação de material para construção de banheiros para famílias consideradas em vulnerabilidade social e para as obras do prédio do Centro de Ressocialização da  Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). “Também faremos parte de uma parceria com o Sanep para a construção de placas de concreto que serão instaladas em muros da autarquia, além de tubulações”, explica Moreira.

Redação: Alessandra Senna