/ Notícias / Encontro Estadual das Comissões de Vestibular termina com atividade em Charqueada
14.05.2014 | 17:56 | #vestibular
Nesta quarta-feira (14) foi realizado o último dia de atividades do 29° Encontro Estadual das Comissões de Vestibular do Rio Grande do Sul, que neste ano é promovido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O local escolhido para recepcionar os representantes das Comissões de Vestibulares neste segundo dia de atividades foi a Charqueada São João, local tradicional de Pelotas.

Participaram do encontro as principais instituições do Estado, como UCPel, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Universidade de Passo Fundo (UPF), entre outras.

Durante a manhã, houve debates sobre Media Training e gestão de crise, com a participação do professor de Jornalismo da UCPel Marcus Spohr, que apresentou a questão de como se aliar à mídia para uma melhor divulgação dos vestibulares. Em seguida, foi discutido o tema Segurança nos Processos Seletivos. O coordenador da Comissão Permanente do Processo Seletivo da UCPel (COPERPS), Fabian Teixeira Primo, falou sobre o esquema de segurança usado na UCPel para a realização das provas e a ampliação de iniciativas para garantir a lisura dos processos.

Para dar andamento ao evento, o professor Marcelo Moura, que ministra aulas de Direito Penal na UCPel, tratou sobre o tema Observações sobre os aspectos jurídico-criminais das fraudes ao vestibular, explicando sobre as normas penais e as diversas formas de tentativa de fraude nos vestibulares, como o uso das novas tecnologias e a “cola eletrônica”. Também participaram da explanação representantes das polícias Civil e Militar de Pelotas.

O evento encerrou nesta tarde, com discussões sobre três temas: ações de divulgação do vestibular, o dia da prova e a organização da prova. Os representantes das instituições se dividiram em grupos de trabalho para apresentar e debater sobre os temas propostos.