/ Notícias / Encontro do Quartas da Extensão trata dos primeiros 1000 dias de vida dos bebês
Encontro do Quartas da Extensão trata dos primeiros 1000 dias de vida dos bebês

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está engajada no Agosto Dourado e aproveita o período para abordar temáticas de promoção de saúde materno-infantil na próxima live do Quartas da Extensão. O encontro virtual debaterá “Afinal, por que os primeiros 1000 dias de vida são o período de ouro?” e ocorrerá nesta quarta-feira (12), às 18h, pela canal da UCPel no Youtube.

Participarão da live o coordenador do Projeto Aconchego, professor Daniel Schuch, o médico, residente de Medicina de Família e Comunidade, Alexandre Moch, e a odontopediatra Renata Ferro. As acadêmicas de Odontologia Cássia Castro e Gabriela da Rocha mediarão o debate.

Os 1000 primeiros dias do bebê são considerados uma janela de oportunidades para o desenvolvimento integral da criança. Devido a isso, o Programa de Atenção à Saúde Materno Infantil da UCPel promove diversas ações voltadas às gestantes durante período de pré-natal, parturientes e puérperas, além de crianças de até dois anos de idade.

Neste período de isolamento social, o acolhimento tem ocorrido em formato online. O grupo também vem priorizando a disseminação de informações e orientações às famílias. As atividades são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) administradas pela UCPel e Casa da Gestante do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

Sobre o Agosto Dourado

O mês de agosto celebra o aleitamento e pretende sensibilizar sobre a importância da amamentação. A cor faz referência ao leite materno como padrão ouro de alimentação para o bebê.

Redação: Mariana Santos