/ Notícias / Encontro de Educadores Infantis inicia abordando o compromisso do professor
Encontro de Educadores Infantis inicia abordando o compromisso do professor
16.10.2012 | 14:56 | #pedagogia
Encontro de Educadores Infantis inicia abordando o compromisso do professor
No dia seguinte à data dedicada aos mestres, iniciou na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) o 8º Encontro Regional de Educadores Infantis (EREI). O evento, que reúne mais de 300 participantes de quase todos os municípios da Zona Sul, começou na manhã do dia 16 com um tema marcante: o compromisso do professor.

A palestrante convidada, professora Maria Lúcia Moraes Dias, falou sobre o papel do educador infantil com a criança, com a educação e a formação. “É um compromisso muito sério e muito forte. Recebemos uma parcela da humanidade e vamos formar os alicerces para a vida futura”, pontuou.

A coordenadora do evento, professora Luiza Helena Silveira, disse que o momento é de renovação, troca de experiências e educação continuada. “O dia a dia nas escolas é muito exigente. No EREI se espera descontração e estudo, com aprimoramento, integração e estímulo”, resumiu.

Caracterizando o EREI como um movimento teórico-prático, a coordenadora do curso de Pedagogia da UCPel, professora Ana Beatriz Longo Rodrigues, disse que o encontro traz à comunidade educativa que discute, pensa e faz a educação infantil os estudos realizados no cotidiano da graduação. Ela falou ainda sobre a Emenda Constitucional 59, que prevê 100% de atendimento na pré-escola até 2016 e, consequentemente, a criação de 101 mil vagas no Rio Grande do Sul. “Isso implica políticas específicas, educação continuada e formação de professores em educação infantil”, afirmou.

A pró-reitora Acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti, falou sobre a importância do debate no segmento. “Que este possa ser um espaço de reflexão sobre o desenvolvimento infantil e sobre as práticas pedagógicas que resulte no envolvimento da nossa comunidade e desenvolvimento da região Sul”.

Professora de educação infantil há nove anos, Letícia Moraes dos Santos, 32, vem pela primeira vez ao tradicional evento. Segundo ela, em busca de novos aprendizados para trabalhar com sua dinâmica turma. “Espero bastante conteúdo”, contou.

Estão na programação do EREI os temas literatura infantil, movimento, ética, música, educação ambiental, sexualidade, inclusão, artes e alfabetização. O evento ocorre no Auditório Dom Antônio Zattera até o dia 18.