/ Notícias / Encontro de aperfeiçoamento docente traz bate-papo com avaliadora do MEC
Encontro de aperfeiçoamento docente traz bate-papo com avaliadora do MEC
04.04.2013 | 14:31 | #institucional
Encontro de aperfeiçoamento docente traz bate-papo com avaliadora do MEC
A pauta girava em torno do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), mas o encontro de aperfeiçoamento docente na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com a professora Ana Karin Nunes, da Universidade Feevale, ampliou discussões. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), Ana Karin trocou ideias com os professores da Católica sobre a qualidade no Ensino Superior.

O desafio da interdisciplinaridade, o conhecimento aprofundado do projeto pedagógico do seu curso, o papel do professor na atualidade, a formação de um sujeito autônomo, as questões básicas de formação geral (que permeiam o Enade) e outros elementos que perpassam a qualidade do ensino vieram à discussão.

Por fim, ao comentar sobre qual foi o diferencial que creditou à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) o título de única do país a receber duas notas 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), a professora apontou o projeto coletivo. Segundo ela, cumprir a legislação é de praxe, mas muitas instituições apresentam um “descolamento” entre o check-list exigido pelo MEC e a realidade que é constatada pelos avaliadores. “Na Unisc, percebeu-se que aquilo não era coisa da cabeça de uma ou duas pessoas. Estava internalizado. As pessoas se sentiam parte e isso foi fator determinante para uma boa avaliação”, destacou. Segundo ela, muitas vezes as pessoas costumam dizer que o problema é da instituição. “Mas quem é a instituição? Nós. Na Unisc, as pessoas que estão lá acreditam no projeto coletivo”, disse.

Durante o encontro, a professora mencionou que as falas trazidas pelos professores da UCPel iam ao encontro de um “pacto coletivo”. “Vocês estão em um momento singular de discutir isso”, pontuou.

Para o professor Sandro Schreiber de Oliveira, o encontro de aperfeiçoamento docente foi aprovado. “É uma das coisas que se precisa incentivar. É um espaço de partilha e de construção conjunta que vai permitir que a Universidade cresça de verdade”, afirmou.

Na chegada, os professores foram recebidos com lanche in box e material escrito para registrarem mensagens, questionamentos, críticas e sugestões.

Veja, abaixo, algumas fotos da atividade.