/ Notícias / ENCHENTE: Nota oficial UCPel
ENCHENTE: Nota oficial UCPel
08.05.2024 | 19:08 | #institucional #enchente-rs
ENCHENTE: Nota oficial UCPel

Olá pessoal, me chamam José Bacchettini, sou reitor da Universidade Católica de Pelotas. Estamos vivendo momento que não gostaríamos de viver, essa crise hídrica que afetou todo o Estado do Rio Grande do Sul, chega a Pelotas e a nossa região.

E a Universidade está aqui para apoiar a nossa comunidade, não só de Pelotas, mas como do entorno. Já liberamos a nossa estrutura do Campo I para que a prefeitura estabeleça aqui o seu Programa de Telemedicina. Liberamos também a nossa estrutura no Campo da Saúde para levar para lá a UPA da Ferreira Viana e também o SAMU. Estamos aqui colocando toda a estrutura da Universidade e a força de nossos professores e colaboradores, tentando minimizar os efeitos do que está previsto que se agrave nas próximas horas.

Também somos aqui ponto de coleta de donativos com a participação dos nossos alunos. E aqui faço apelo a eles, o voluntariado está aberto! Nós não sabemos ainda a dimensão dessa possível catástrofe. Montamos na universidade com Comitê de Situação. Estamos aqui 24 horas conectados no que está acontecendo em Pelotas e região, cuidando não só dos nossos colaboradores, professores e alunos, mas de toda a comunidade. Peço encarecidamente a todos que colaborem.

Precisamos manter a nossa força de trabalho no Hospital Universitario também protegida. Nós precisamos de local de acolhimento a esses trabalhadores, às suas famílias, para que o sistema de saúde não entre em colapso. Então eu peço a ajuda de toda a cidade do sistema hoteleiro, que disponibilize também alguns leitos dos seus hotéis para que a gente possa acomodar funcionários da área de saúde para que o sistema não entre em colapso.

Momento difícil, difícil até em saber o que dizer a todos, mas fica claro aqui que a nossa união é fundamental para sairmos de mais essa situação. A pandemia, o ciclone, parece que somos assolados por tragédias nunca imaginadas.

Mas é momento de cabeça no lugar, muito trabalho, muita união, sem fake news, mas, principalmente, nós precisamos colaborar. Não sabemos ainda as reais dimensões da catástrofe que se avizinha.

É importante que a comunidade saiba que pode contar com a Universidade Católica de Pelotas.

Neste link,a fala do reitor na íntegra.